segunda-feira, 13 de abril de 2009

Como usar o metrô em NY



Ouvi a Cinthia explicando sobre como usar o metrô em NY para uma amiga que está indo para lá e pedi mais posts para ela. Lá vai!!
O metrô é disparado o melhor e mais rápido meio de transporte em NY. Fora ele, só usei a van do transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, sem contar, é claro, os meus pés.
O metrô te leva a todos os lugares de Manhattan, bem como do Bronx, Queens, Brooklin e Staten Island – os outros distritos de NY. A maioria dos turistas só utiliza o metrô na ilha de Manhattan e, no máximo, em uma parte do Brooklin, por isso vou me ater a estas áreas. Então vamos às dicas, pois o metrô de NY de fácil não tem nada (ao menos no início)!

Antes de mais nada, considere a compra do Metrocard no lugar de passes individuais, que custam USD 2 cada. Você pode optar pelo de 1 dia (USD 7,50), 1 semana (USD 25), 2 semanas (USD 47) e 1 mês (USD 81).
Faça as contas de quantos dias ficará na cidade e quantas vezes pretende usar o metrô para decidir o que fazer. Eu fiquei 10 dias e comprei o Metrocard de 1 semana e outro de 1 dia. No caso de 1 dia, eu sabia que iria usar o metrô pelo menos 4 vezes nesse dia, por isso valeu a pena (USD 7,50 vs. USD 8).
A compra pode ser feita no caixa ou nas máquinas, com dinheiro ou cartão de crédito. No caso de dinheiro, o troco máximo das máquinas é de USD 6, portanto leve trocado. E por favor, não pense que você é o mais esperto do mundo e que irá comprar 1 Metrocard apenas para a turma toda! Cada vez que o seu Metrocard passa pela catraca, ele só pode ser passado novamente após 18 minutos. É um tempo que não vale a pena ser perdido em NY!
O próximo passo é ter um mapa em mãos e saber onde está e para onde quer ir, assim você estará apto a escolher o melhor ponto de partida.

No próximo post, a Cinthia mostra alguns exemplos práticos de como usar o metrô.

16 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi marcio! em ny, o metrô é um ótimo meio de transporte... basta saber a diferença entre os trens expressos e os que param em todas as estações, para não correr o risco de se perder. o metrocard é a melhor pedida mesmo! bjs!!!

SANDRA FERREIRA disse...

Também compramos o Metrocard, mesmo tendo apenas 4 dias em NYC, valeu muito a pena, andamos de um lado a outro de Manhattan diversas vezes. Tanto de ônibus quanto de metrô (o metrocard é válido).

Adoro metrô!!! Pena que não temos em muitos locais aqui no Brasil...

Abraço.

Suen disse...

Muito bem lembrado o que a Sandra disse. O Metrocard é válido para ônibus também, o que muitas vezes é bem legal. Por conta da rapidez, vale a pena ir de metrô para praticamente todo lugar, mas tem dias que sai um solzinho e vale a pena ver a paisagem, mesmo demorando um pouquinho mais. E tem horas que estamos tão cansados que até para andar aquele quarteirão todo para mudar de linha é melhor pegar um ônibus mesmo por um ou dois pontos. E mesmo os ônibus de lá também são bem confortáveis, com ar e tudo... Ah! Outra coisa que me lembrei. Comprando o Metrocard, vc tem descontos em algumas atrações turísticas. Vale a pena prestar atenção a esse detalhe! Veja em: www.mta.info/metrocard

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

Meniiino, pois o metrô de NY não é fácil para mim nem no início, nem no meio, nem no fim! hahahaha! Sou completamente desorientada e quase tive um siricotico nas estações. Sorte (e talvez por isso nunca aprendi direito a andar neles) é que meu esposo (então noivo) morava lá... e sempre era cheio de orientações! :-)

Marco Cavalheiro - Buenos Aires Dreams disse...

Olá! Tenho uma dúvida e gostaria do seu conselho: estou planejando uma viagem de 15 dias em fevereiro para Londres/Paris ou NY. Aproveitando sua experiência, o frio (chuva/neve/etc) é mais intenso em qual dos destinos? Eu morei em NY por um tempo, mas não peguei o invernão. O que vc acha? Uma viagem nesta época seria muito afetada pelo clima? E mais uma vez parabéns pelo blog!
Abraço! Marco (www.buenosairesdreams.blogspot.com)

DO disse...

Não tem melhor forma de se locomover em NYC do que o metro mesmo.é facil,rapido e muito seguro.
Abração!!

Marcio Nel Cimatti disse...

É Claudia,

Aproveitando os trens expressos fica melhor ainda!

Bjo!

Marcio Nel Cimatti disse...

Sandra,

Obrigado por lembrar do ônibus, vale tbm!

bjo!

Anônimo disse...

É mesmo em NY andar de metrô é a melhor opção! Amo viajar e visitar o metrô das capitais! =] Me sinto moradora rsrsrs...

Adorei o post e seu blog também! Parabéns!

Olha só o Submarino Viagens está fazendo um concurso cultural no Twitter. E você concorre a uma viagem para Salvador! É bem legal né =]!

Se te interessar o link é: http://www.submarinoviagens.com.br/Viagens/promocao-twitter.aspx

Abraços,

Cláudia.

Marcio Nel Cimatti disse...

Bem lembrado Suen,

Dependendo de quantos dias tem na cidade e se está sol o negócio é andar de ônibus para ir vendo a cidade.

Outra coisa bem interessante que a Suen nos lembrou é conferir os descontos que o Metrocard dão direito www.mta.info/metrocard

Valeu Suen, fique a vontade para contriuir por aqui!

Bjo!

Marcio Nel Cimatti disse...

Sílvia,

No próximo post que vem a Cinthia vai explicar como ir ou voltar de alguns lugares. Vamos ver se ajuda.

Valeu! Bjo!

Marcio Nel Cimatti disse...

Marco,

Tenho defendido uma opinião de que quem sabe o que vai encontrar no inverno europeu, pode aproveitar as atrações sem fila, restaurantes sem ter que reservar e outros benefícios. Mas tenho que lembrar bem, nem tudo estará funcionando, as pessoas ficam de mal humor e na hora da foto muitos monumentos estarão reformando. Ah, se já morou em NY, demorou pra ir para Europa.

Seu blog é show, está linkado por aqui!

ABs!

Marcio Nel Cimatti disse...

Concordo Do!!

Abs!

Diogo Pretto disse...

Sem dúvida é o melhor meio de transporte de NY. Ele me salvou lá. Comprei o metrocard de US$25 (já que fiquei uma semana lá) e, se não fosse o irmão de um amigo da minha mãe lá, eu não iria saber me virar não. Guardei o mapa até hoje e dá saudades de todo dia de manhã pegar a linha F Downtown do Queensboro Plaza até qualquer parte de Manhattan e de noite fazer o caminho Uptown. Boa dica, abraço.

T disse...

primeira vez aqui..gostei!
muito interessante!!

Camille Gimenez disse...

Márcio, tudo bem? Estou indo com meu marido para a grécia em setembro e irei ficar no aeroporto de amesterdã das 11:30 até 20:35 (na verdade contando a hora do check in tenho que estar 3 horas antes, ou seja, as 17:35 no aeroporto) da noite no dia 07/09, uma segundona, please dicas do que fazer neste tempo? Como vou para a cidade do aeroporto? de trem? taxi? e quanto tempo demora?

Obrigada,desde já

Camille

Related Posts with Thumbnails