domingo, 5 de julho de 2009

Salão do Turismo 2009

Não preciso nem contar que os gaúchos estavam presentes.

Painel de um dos estádios para a nossa copa e frutas típicas.

Palha dourada de Tocantins

Estande de Tocantins

Artesanato Bahiano

Artesanato do Rio Grande do Norte


Estandes de artesanatos de cada estado

Estandes dos estados de Amazonas e Roraima

Painel com peixes pendurados de Bonito

Artesanato

Estande com artesanatos de diversas comunidades de São Paulo
Painel da copa de 2014

Passei no Anhembi, em Sampa, para ver o que o 4.º Salão do Turismo tinha de bom.

Não entrei em nenhuma palestra, dei uma rodada geral e passei no estande de cada estado e dei uma olhada nos roteiros turisticos de cada um. Acabei descobrindo coisas interessantes e que futuramente estarão no ajanelalaranja.com. O Salão estava muito bem organizado e com muitos visitantes.

Todos os Estados estavam representados, com materiais das principais regiões e atrações turísticas. Para alguns destinos, como a Bahia, era possível já fechar o seu pacote, com preços melhores. Também estavam lá as companhias áreas, como Tam e Gol, com descontos de até 20% para quem comprasse a passagem na feira.

Cheguei cedo e vi artistas se preparando para se apresentar nos 6 palcos espalhados pelo salão. Experiementei também um café orgânico feito em Minas bem saboroso. Outra coisa legal foi passar no espaço Saber Fazer com Vivência e ver artesãos ensinando a forma que trabalham.

Conheci também a parte de artesanato a venda nos diferentes espaços reservados para cada estado. Vejam mais alguns destaques nas imagens desse post.

8 comentários:

Diogo Pretto disse...

Todo mundo falou que foi um sucesso esta edição. Não deu pra eu ir nessa, mas, com certeza, na de 2010 estarei lá! Abraço

Adriana disse...

esse capim dourado de Tocantins é lindo demais!!

Marta Barbosa disse...

Vale salientar o que esta acontecendo no Ceara e foi presença marcante na feira:

A união dos empreendedores de Canoa Quebrada (CE) está mudando uma das regiões mais bonitas do litoral cearense. A 130 quilômetros de Fortaleza, a praia ficou conhecida na década de 70 como a cidade dos hippies e alternativos. Naquela época, Canoa representava um atrativo exótico e pouco conhecido. Estradas de terra afastavam os menos aventureiros. Aos poucos, a região foi ficando mais conhecida tanto no Brasil como no exterior, atraindo investidores nacionais e estrangeiros. Os antigos pescadores e rendeiras continuam lá, mas mudaram seus hábitos de vida para se adaptar à nova realidade econômica da região, voltada para as atividades turísticas. Hoje a infra-estrutura é bem diversificada, com bares e restaurantes de diferentes cozinhas, hotéis, pousadas e os mais diferentes passeios. Os turistas também mudaram. Agora procuram charme, conforto e alguma sofisticação, com tempero brasileiro. Em 2003, foi criada a Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada, que hoje trabalha ativamente em toda a região, reunindo 80 estabelecimentos. Junto com a prefeitura de Aracati, cidade que fica a 12 quilômetros de Canoa Quebrada, a associação quer criar novas oportunidades de desenvolvimento para o município. Um dos resultados obtidos pela parceria foi a criação de boxes para os ambulantes na Brodway, a principal rua da cidade. "Os ambulantes estavam atrapalhando o comércio e colocando em risco a vida dos turistas. Com os boxes personalizados, eles passaram a ter um ambiente mais propício para o trabalho", diz José Ruy Barboza, diretor da associação. Segundo ele, o Sebrae no Ceará tem feito um trabalho de capacitação dos empresários bastante significativo. Um projeto de lei que está na Câmara da cidade irá criar a Secretaria de Turismo, com um fundo municipal e orçamento próprio. "Com isso, podemos investir ainda mais no turismo e estimular os empresários a investir", diz a secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Aracati, Iane Moreira Lima. Aracati aguarda agora a construção de um aeroporto internacional, que deverá ser concluído até o fim deste ano. A expectativa é atrair ainda mais turistas do Sul e Sudeste do país, já que haverá vôos diretos de São Paulo. Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negocios

Marcio Nel Cimatti disse...

Diogo,

Pude comprovar o sucesso da edição. Em 2010 quero participar dos foruns e poder contribuir ainda mais!

Abs!

Marcio

Marcio Nel Cimatti disse...

Adriana,

O capim dourado é lindo mesmo na forma natural. Quando os artistas decidem caprichar com essa matéria prima ficamos espantados com tanta beleza!!

Bjo!

Marcio Nel Cimatti disse...

Marta,

Espero voltar em breve ao Ceará para comprovar o que está contando de Canoa!

Obrigado pela contribuição!

Bjo!

Marcio

Unknown disse...

Olá Márcio!!!

Puxa vida, não acredito que vc estava em Sampa, no Salão do Turismo e não tivemos a chance de nos conhecermos pessoalmente!! :(

Pra variar, adorei suas fotos :)

abs
Lyanne e Marcelo

Marcio Nel Cimatti disse...

Oi Lyanne e Marcelo,

Estou por aqui e devo ficar por um bom tempo.

Vamos acabar nos encontrando por aí!

Abs!!

Related Posts with Thumbnails