quinta-feira, 9 de agosto de 2007

10 dicas para melhorar suas fotos na próxima viagem

Fiz esse post pensando nas pessoas que curtem viajar e que adoram mostrar as imagens para família e amigos na volta.


São 10 dicas simples que podem melhorar suas imagens e te ajudar a receber mais elogios.
Espero que ajude.

1º - Antes de ir, verifique nos sites de turismo de cada cidade o famoso "What's on" – lá você descobre se você vai estar na cidade/destino na data certa para fotografar aquela festa popular, alguma comemoração, um festival, etc.... Essas ocasiões são muito fotogênicas. Vale a pena alterar a programação da viagem para estar presente nesses eventos.


St. Patrick´s day em Dublin

2º - Consultar a previsão do tempo - aqui você pode me dizer que não há o que fazer porque geralmente não há como alterar o roteiro que já está determinado. Mas muitas vezes é possível trocar a visita de certas atrações entre os dias na mesma cidade. Troque o dia que você iria visitar jardins, parques, torres e pontes pela visita em museus e igrejas. Desse modo no dia que o tempo for melhor você fará as imagens "outdoor".

Bristish Musuem em Londres

Prédio da prefeitura em Vilnius - Lituânia
3º - Se gostar de fotografia preto e branco e ainda tem uma das câmeras "de filme", também chamadas de analógicas, considere levar alguns filmes PB. Eles são ótimos para dar ênfase a sentimentos e deixar a imagem mais dramática. Uma dica nesse caso é usar filmes PBs que são revelados no processo C41 que é o mesmo do filme colorido. Isso além de baratear a brincadeira ainda faz com que você receba o filme revelado e as fotos impressas mais rápido. Também existe a opção de converter algumas imagens para preto e branco no photoshop depois da viagem.

Moradora de rua em São Paulo

4º - Esse ponto aqui vale para você que vai viajar em grupo ou de excursão. Nesse caso procure conhecer passo a passo do roteiro para saber exatamente as horas que vai ter mais liberdade e em que lugar vai estar nesse momento. Assim fica possível fugir daquele amontoado de gente querendo ser fotografado com a estátua ou fonte ao fundo.

Troca da Guarda em Copenhague

5º - Outra dica para quem está em grupo, mas que também se aplica a quem realmente quer uma luz muito boa. Essa pode parecer que eu estou tentando acabar com suas férias, mas não é essa minha intenção.

Fotografe antes do café da manhã. Parece loucura, né? Mas há vantagens em fazer isso. A mais importante delas é que a luz é ótima bem no começo da manhã. A segunda é que o número de pessoas é muito menor do que nos horários “normais”.

Amanhecer nos 12 Apóstolos - Austrália

6º - Freqüentemente, apenas um dia é suficiente para conhecer rapidamente uma cidade, uma feira ou participar de parte de um evento, mas para que as imagens fiquem do jeito que você quer com a luz do jeito que planejou é melhor "sacrificar" um dia em outro destino menos fotogênico. Assim dá tempo de esperar a melhor hora do dia para clicar sem ter que ir embora antes da hora.


Pôr do Sol em Riga - Letônia


Pôr do sol com Estátua da Liberdade - NY

7º - Muitas cidades tem torres, pontes ou montanhas que possibilitam fotografar do alto e de forma panorâmica. Para aproveitar ao máximo a vista e acertar a foto descobra a direção da luz/sol para depois decidir a hora da visita a esse ponto. Acompanhe no dia anterior onde o sol está batendo nas diferentes horas do dia, assim saberá exatamente a melhor hora de subir para fazer aquela foto.


Vista de Delft - Holanda


Vista da Olympic Tower - Munique

8º - Mercado de rua, mercado das flores, mercado flutuante, etc... Mercados em geral são ótimos para fotografar. Tudo o que envolve é interessante, as pessoas que vão às compras, os vendedores e as mercadorias. Aproveite as cores das coberturas das barracas, das frutas, dos uniformes e clic neles.


Bar do Mané em São Paulo

Mercado das Flores - Amsterdam

9º - Comida é outro assunto interessante, preste atenção nos pratos típicos/diferentes e no ambiente dos restaurantes que você visita e mande bala.


Canapés de ovas de salmão

10º - Essa última dica é um apanhado de avisos. Vamos lá!

Não deixe uma bateria ou cartão de memória acabar com seu dia de viagem - leve mais de uma bateria e mais cartões de memória. Os cartões estão cada vez mais baratos, vale a pena ter um sobrando.



Teste a câmera antes de viajar é sempre bom. Não é uma boa comprar uma câmera antes de viajar, o melhor é conhecer as funções e as limitações dela. Não venha com o discurso que vai aproveitar para ler o manual no avião que não cola! Tá bom vai! Esperou a viagem para comprar uma câmera nova por um preço melhor, então leve a câmera atual só por garantia.
Proteja sua câmera!!!

Em lugares com a temperatura muito baixa (abaixo de 0º), as baterias descarregam muito rápido. Nesse caso, sempre que der deixe a câmera dentro do agasalho protegida do frio, só tire na hora do clic.

A proteção deve ser feita também se for para praia ou para lugares com muita poeira. Nesse caso, use aquele filme plástico transparente que normalmente cobrem os pratos que vão à geladeira. Ah, deixe a lente fora do "embrulho". Se usar câmeras que trocam de lente, escolha uma antes de ir e evite ao máximo trocá-las nesses lugares.
Para encerrar as dicas. Não é só no Brasil que tem malandro de olho na sua câmera, então não dê bobeira:
- Sempre use a alça cruzando o pescoço e não só no ombro,
- Prefira bolsas ou mochilas sem um enorme símbolo da Canon, Nikon....
- Na hora de comer não deixe a mochila pendurada na cadeira nas suas costas,
- Os cartões de memória ou filmes devem estar sempre com você, nada de colocar na mala que vai ser despachada.

Ah! Já ia me esquecendo, você pode e deve ter o “dedo pesado” e tirar milhares de fotos na viagem, mas na hora de mostrar selecione as melhores. Senão quando voltar da próxima viagem, vai ver amigo e parente fugindo quando chegar com o álbum ou o notebook na mão querendo mostrar as fotos.

Bom clic!!

52 comentários:

Rodrigo Purisch disse...

Márcio,

Muito legal as dicas!

Estou maturando a idéia de fazer um upgrade da minha câmara. Tenho uma Canon S45 velha de guerra e que faz fotos muito boas. Mas acho que dá para pensar numa S3 ou S5. Para uma Reflex leva tempo, além de ser uma camera de maior tamanho.

Já que você falou de comida, vou te perguntar o mesmo que perguntei para o Arnaldo:

Como fotografar comida mantendo o brilho e cor da mesma? Sabe aquela cor de propaganda americana?
Queria muito tirar boas fotos de refeições servidas em aviões.
Recentemente postei umas fotos no Aquela Passagem que reacenderam o desejo.

Um abraço

Lucia Malla disse...

Não sei "por quê", mas eu já conhecia todas as dicas... :P

(Ser esposa de fotógrafo deve ter a ver com isso, né... hahahahahaha)

Sobre tirar fotos de manhã: acho q as fotos saem tão melhores, mas tão melhores, q realmente vale o sacrifício. E olha q eu sou uma dorminhoca de marca maior. Mas numa viagem, vale a pena o sacrifício.

Marcio, excelente compilação de dicas. Muito bom mesmo.

Marcio Nel Cimatti disse...

Lúcia,

Obrigado!! Sou fã do trabalho do André! e dos seus textos.

Que legal que gostou dessa "juntada" de dicas.

Abs pro casal!!

Marcio Nel Cimatti disse...

Rodrigo,

Nesse caso terá que fotografar dentro do avião mesmo??

Vou lá no seu blog ver as imagens!

Abs

Mile disse...

Obrigada pelas dicas, e eu como adoro viajar e tirar milhoes de fotos me serviram muito seus conselhos fotográficos.
Marcio uma perguntinha. Como tô indo pra Holanda em outubro, qual a temperatua aí nessa época do ano? Levo roupa de frio?

Marcio Nel Cimatti disse...

Mile,

Sem dúvida venha com pelo menos um agasalho dos bons.
Nessa época do ano já faz frio. As temperaturas devem ficar algo entre 5º e 15º. É frio né?

Avise qdo estiver por aqui. Se der a gente toma um café ou uma cerveja!

Bjo!

Mari Campos disse...

Ótimas dicas, Marcio! Sem falar na pontualidade da última, já que esse mal do mega-super-hiper-ultra-enorme slide show tem acometido muitas pessoas na volta das férias...rsrsrsrs

Susana Jas disse...

Sera' que vou lembrar disso tudo na proxima viagem ?
Nada como ser profissional, ne' Marcio... para voce, esses detalhes todos estao impregnados no dia-a-dia.
Suas fotos estao divinas !

Abraco,

Susana

Anônimo disse...

Excelentes dicas! São simples de ser seguidas e não exigem muito conhecimento técnico.
A dica de acordar cedo realmente é ótima...testei umas fotos às 6 da manhã numa praia e ficaram muito bonitas, mesmo considerando que as fotos são minhas (risos).
Difícil escolher quais das fotos desse post são preferidas...mas aquela do amanhecer na Austrália está simplesmente de sonhar.

Diogo disse...

fantásticas as dicas!!!

com foto de comida eu sofro mto, mas acho que estamos melhorando né?!

abração professor!

Anônimo disse...

Márcio, adorei as dicas.

Estou precisando urgente de comprar uma máquina nova... mas, como aqui são muito caras, vou deixar pra comprar quando começar a viajar de novo. Enquanto isso, vou me virando com a velhinha mesmo...

A lente dela tá começando a dar um problema que parece uma 'catarata', ehhe... dá uma embaçada em um ponto da foto. Terrível!

Sobre a dica de lugares gelados, ah, se eu soubesse disso antes! Perdi várias fotos legais na Cordilheira dos Andes pq não entendia a razão da minha Fuji teimar em se desligar sozinha! hahaha!!!

Marcio Nel Cimatti disse...

Adriane, Pode ser sujeira na lente.

Dá uma olhada, passe aquele papel fino para limpar a lente do óculos sem produto nenhum e veja se melhora.

Bjo!

Lia Noronha &Silvio Spersivo disse...

Maravilhosas dicas...dá até vontade de viajar e sair clicando....Vc é muito talentoso,parabéns!!!
abraços carinhosos e obrigada pela visita ao meu Cotidiano.

Anônimo disse...

Márcio,vim aqui através do "Viaje na viagem".Muuuito legal seu Blog.As fotos são lindas.As dicas também são ótimas,mas eu não sou boa nisso não.Sabe quando vc aprende uma receita DIVINA na TV e depois faz uma gororoba?Então.
Como a Mile,também vou conhecer a Holanda em outubro,mas em 2008.Pelo menos já sei que vai estar frio...Um abraço.

Susana Jas disse...

Marcio,

Voce e' assunto/dica do meu post de hoje. Nao avisei e nem pedi licenca para voce.
Espero que nao se importe.
Seu trabalho merece ser divulgado !

Um abraco,

Susana

Anônimo disse...

Oi Marcio, não é sujeira na lente não, ela tá é na hora de aposentar mesmo... obrigada pela atenção!

Estou precisando de uma ajudinha sua: tou quase fechando meu itinerário de viagem pra Dezembro, mas tem uma etapa que não fecha, que é o transporte de Amsterdam para Frankfurt (vou de milhas smiles). Não encontro vôo. Pode me ajudar, dizendo quais formas de transporte (não só avião) eu tenho e quais empresas eu posso procurar pra chegar até lá?

Soube até que a Varig vai abrir novas rotas em outubro, mas já garanti minha passagem e vou tentar trocar depois. Então, por enquanto, meu destino final é frankfurt mesmo...

Um abraço,

Luz Fernández disse...

Olá! Vc passou pelo Carbono Zero e deixou um comentário. Valeu! Estou impressionada com seu trabalho fotográfico. Belíssimo. Obrigada pela participação e parabéns pelo trabalho. Saudações. Luz

Anônimo disse...

Vim aqui por indicação da SUSANA e gostei muito do seu espaço.
Adorei as dicas.
Procurarei lembrar-me,rsss

Um otimo domingo à vc.
Abraços!!

Anônimo disse...

Eu não tinha noção de que com o frio as pilhas descarregavam mais rapidamente. Legal. Anotadíssimas todas as dicas. Mas acordar cedo, putz, vou ter que me esforçar...

Bem que vc poderia estender o post para 100 dicas hein? Que tal?

Um abraço e valeu.

Diego disse...

Isso é que eu chamo de um post de utilidade pública. Fantástico mesmo!

Ah, e quando tiver outras dicas boas pra fotografar comida, conta pra gente. Tudo ajuda pros Destemperados Desajustados. Hehehe.

Abraços

Rodrigo Purisch disse...

Márcio,

São essas as fotos:

http://aquelapassagem.blogspot.com/2007/07/50000-visitas-obrigado_28.html

Photoshop???

Chris disse...

Excelentes dicas! Obrigada!
Eu morro de vergonha de tirar fotos em alguns lugares, como restaurantes, etc... fico sempre com medo de alguem se chatear...
Será que exagero?
[]'s

Marcio Nel Cimatti disse...

Chris,

Clic neles!! Nada de vergonha!!

Lembre daqueles turistas desesperados para fotografar tudo e faça como eles.

Principalmente se o prato for seu, ninguém tem nada com isso.

Bjo!

Simone - Pique-Pega disse...

Que legal essas dicas Marcio, obrigada.
Essa de fotografar de manha eh otimo mesmo, js comprovei isso.
Beijos e tudo de bom

Anônimo disse...

Márcio, amei as dicas! Costumo ler sempre sobre como melhorar as minhas fotos, coleciono dicas e aos poucos vou experimentando cada uma - e já reparei que o ideal é praticar muito! Com o tempo, o olho vai ficando treinado para o melhor ângulo, a melhor luz - não é isso?

Anônimo disse...

Márcio, com relação à dica #10...agora é tarde demais. Fiz tudo o que você falou para não fazer. Mas tudo bem, agora aprendi a lição e na próxima viagem vou seguir suas dicas. Valeu!

Márcio, meu cunhado também é fotógrafo (www.fotograma.com.br). Quem sabe vocês não trocam umas figurinhas, não é mesmo?

...brigadão pela visita lá no blog.

Abraço,
Zé.

Anônimo disse...

Adorei! Ahhh Marcio, tenho uma foto IDÊNTICA do British Museum. :D Aquela cúpula (ou teto, não sei, não sou arquiteta, corrijam-se please) é uma delícia de fotografar. E a foto “Vista de Delft” é MARAVILHOSA! Amei suas fotos, awe-inspiring. Foi super útil, mas agora vou ter que viajar de novo... ;)

vou bookmarkar seu blog já
besos

calf1969 disse...

Oi Marcio,
Valeu pelas dicas, estao sensacionais...Sou um fotografo amador apaixonado por fotgrafia e no minimo em uma viagem, tiro mais de 2000 fotos...Quero fazer, como o Rodrigo, um upgrade da minha maquina fotografica pra uma profissional e digital...Qual a sua sugestao?
Obrigado de antemao

Marcio Nel Cimatti disse...

Indicação para trocar de câmera para o Rodrigo, para o Cláudio e para Adriane.

Semi-profissional compacta - Canon PowerShot G9, with RAW

Sucessora da G7, a G9 tem tudo o que você precisa 12.1MP 1/1.7-inch sensor e um pouco mais (até RAW). Além disso, não chama tanta atenção.
Nesse link (em inglês) você acha tudo sobre ela.

http://www.dpreview.com/news/0708/07082005canong9.asp

Se preferir uma DSLR (aquelas que trocam de lentes) a dica é a novíssima Canon EOS 40D que tem as melhores características da 30D e da 400D. Uma das coisas mais legais nessa
nova Canon é que ela faz até 6,5 imagens por segundo, o que é sensacional para fotografia de esporte.
Nesse link (em inglês) você acha tudo sobre ela.

http://www.dpreview.com/previews/canoneos40d/

Espero que tenha ajudado!!

Abs!

Marcio Nel Cimatti disse...

Carla,

Concordo com você. Quanto mais fotos e mais tempo fotografando, você fica melhor.
´
Um bjo!

calf1969 disse...

Valeu Marcio, pelas dicas...Soh uma perguntinha: a Canon PowerShot G9 pode trocar lentes tb???? Creio que seria a maquina perfeita pra mim, pois nao sou profissional, mas a-d-o-r-o tirar fotografias...
Um abracao e obrigado...

Anônimo disse...

Márcio, ótimas dicas. Ando lendo seu blog porque muito em breve vou pra Holanda passear e, claro, me acabar em tirar fotos.
Abraço.
Marcelo

Marcio Nel Cimatti disse...

Que show Marcelo.

Pode vir preparado porque a cidade é muito fotogênica.

Se precisar de alguma dica é só falar!!

Abs!

Anônimo disse...

Marcio,
¡Qué bueno!
Estoy en un momento goloso gracias a la foto "Canapés de ovas de salmão".
¡¡¡¡Hummm, qué rico!!!!
Ate logo.
Carmen

Anônimo disse...

Brasileiro com complexo de inferioridade é assim: Mostra coisa bonita de fora e só merda quando é o Brasil

Marcio Nel Cimatti disse...

Não entendi Magui! Adoro o Brasil defendo com unhas e dentes o país. Tenho muitas imagens de lugares lindos do Brasil.

Esse negócio de falar mal do país é a mesma coisa que falar de família. Você até pode falar mal uma vez ou outra, agora os outros nunca podem falar nada da sua família, nem do seu país.

Quando comecei o blog foi para mostrar um pouco aqui de Amsterdã e da Europa para os brasileiros.

Espero que tenha respondido.

Bjo!

MarcosVP disse...

Ótimas dicas, Márcio. Eu já utilizava algumas, mesmo que empiricamente.
Qualquer coisa, um pouco delas está aqui.
http://www.flickr.com/photos/marcosvp/

Forte abraço.
VP

Unknown disse...

Márcio,
Ótimas dicas e ótimas fotos as suas.
Vou passar 3 dias em Amsterdã em maio/2008 (14 a 17). Ainda faz muito frio nessa época ou já está mais amena a temperatura?
Obrigado pelas dicas.
Abs,
Raimundo.

Marcio Nel Cimatti disse...

Raimundo,

A temperatura em maio varia de 6 a 20 graus, quanto mais pro fim do mês mais quente.

Sempre é bom vir com um casaco pesado.

Abraço!!

Anônimo disse...

Adoro fotografar, sou amadora e amo o pôr do sol e o nascer da lua. Minha máquina é muito simples (Sony w-55 com 7.2 MP), mas já fiz algumas fotos bonitas com ela. Aproveitei (e gostei muito) das dicas para fotografar o pôr do sol. Já a Lua encontro muita dificuldade porque fica pequenina. Pode me ajudar? Muito obrigada.

Anônimo disse...

Márcio,
Também adorei as dicas! Qto às sugestões de máquinas, eu AMO tirar fotos - sou daquele tipo capaz de ficar 15 min sem me mexer, esperando aquele momento exato para a foto ficar legal, mas não sei mexer com essas câmaras que trocam lentes. Como viajo muito, o melhor para mim são aquelas de menor tamanho possível, para não ter que carregar muito peso, nem equipamentos extras. (Apesar disso, até que algumas fotos saem legais - para uma completa amadora, que nem se compara aos ditos "amadores" do seu blog). O problema que tenho, é que essas câmaras digitais automáticas - a minha, é uma bem simples mesmo, amadora total, Canon SD450,5.0 mega pixels, tem um zoom muito porcaria, só aumenta 3x o tamanho (5.8-17.4mm). Existe alguma "relativamente boa" (melhorzinha), pequena, com um zoom maior e que use cartões de bateria recarregáveis (e não pilhas, que acabam em 15 mins!fora o peso de montes de pilhas que precisaria carregar...sem sentido!)? Obrigada, Denise

Marcio Nel Cimatti disse...

Denise,

Após sua explicação, acredito que a Canon G9 atende bem o que procura. É uma câmera compacta com muitos recursos, muitos mesmo.

É pequena, cabe no bolso e a qualidade é ótima.

Dá uma pesquisada!! Um bjo!!!

Marcio

Kandy disse...

Oi, Marcio! Obrigada pelas dicas! Mas preciso fazer uma pergunta: eu fui xeretar no link da Canon G9 que você deixou para os seus leitores. Gostei dela! Acredito que ela seja boa para tirar fotos de perto, certo? Todas as fotos que posto no meu blog eu tiro com a minha Mitsuca de 3 megapixels, tadinha. Ela é boa, consigo bons resultados, mas tem deixado a desejar. Eu preciso de uma câmera que tire bem fotos de perto, que tenha condições de enquadrar foto à noite sem eu precisar ficar adivinhando onde as coisas estão e cujo tempo de disparo seja rápido, porque aquela luzinha carregando entre os disparos é triste. Essa câmera Canon g9 que vc indicou atende essas minhas necessidades? Se sim, preciso providenciá-la já, para seguir uma das suas dicas, porque vou pra Europa em dezembro. Obrigada de antemão pelo help! Bjo

Vampira Dea disse...

Tenho um grande defeito, sempre que viajo nunca tiro fotos e depois fico totalmente arrependida, e daí chega mais uma viajem e eu de novo perco a chance, com essas dicas dessa vez vai ser diferente.

Anônimo disse...

A-d-o-r-e-i!!! Sabe que eu estava pensando outro dia sobre isso, depois que vi o Arnaldo (F&F) comentando sobre a fotos da Emília que estão lindas d+ (Grécia). Aí, vc twitou na hora certa!!! :-)
Vai dar tempo de aproveitar as dicas p/ a próxima viagem! :)))

Anônimo disse...

Nossa, "cai de para-quedas " no seu blog, e adorei !!!! Ótimas dicas, lindas fotos !!!! Parabéns !!!!

Dalva disse...

Adorei as dicas, descobri seu blog por acaso e adorei.

Irei colocar nos meus favoritos.

Um abraço

Junior Miranda disse...

Oi Marcio,

Antes de mais nada parabéns pelo blog e gostei muito mesmo do seu post, tenho mmmmmmuito a melhorar em minhas fotos de viagem, dicas valiosas as que você deu especialmente a dica sobre fotografar pela manhã. Claro que vou dar uma retwitada básica.

Abraço e sucesso!

Marcio Nel Cimatti disse...

Junior,

Valeu!!! se precisar de alguma coisa grita aí!
Abs!

Unknown disse...

Muito boa as dicas de fotografias em viagens. É válido lembrar que todo tanto de precaução é pouca, já que quanto mais eletrônicos carregamos em nossas viagens, mais preocupações temos.

Luiz Jr Fernandes disse...

Boas fotos são tiradas expontâneamente. Em viagens internacionais, após um determinado tempo, é normal a fadiga de viagem atrapalhar o "rendimento fotográfico". Use e abuse do bom tempo e da sua boa vontade em colher imagens por onde passa.

Olga disse...

Oi Márcio!

Que bom ter descoberto seu blog, pois além de ser apixonada por fotografia eu estou planejando uma viagem para a Europa. Adorei as dicas e as lindas imagens que você posta aqui.

Sobre fotografar os mercados, eu concordo inteiramente. Moro em Recife e sou fascinada pelas cores, formas e personagens dos mercados públicos daqui. Não vejo a hora de conhecer e fotografar os mercados e feiras europeus.

Um abraço!

Related Posts with Thumbnails