segunda-feira, 27 de abril de 2009

Berlim - Portão de Brandenburgo









Para começar a conhecer a cidade, uma boa opção é pegar um city tour. Eu não sou muito adepto a andar em grupo, mas neste caso valeu a pena para conhecer a história dos principais pontos da cidade. Depois fui me virando sozinho e a cidade é fácil de se localizar.

Em Berlim, há um grupo que faz city tours gratuitos e se encontra no Portão de Brandenburgo todos os dias. Vá ao site newberlintours e confira os horários. Há também tours para conhecer a Berlim do Terceiro Reich, a Berlim dividida pelo muro e um pelos pubs da cidade.

E já que estamos falando do Portão de Brandenburgo, vamos lembrar um pouco da história de um dos principais cartões postais da cidade.

Ele foi construído em 1791 e era o portão mais ocidental da cidade. A escultura de bronze que fica no topo foi roubada por Napoleão e levada a Paris e só retornou quando a Prússia derrotou Napoleão.

Quando a cidade foi repartida entre aliados e soviéticos, após a segunda guerra, ele era uma linha divisória entre os setores.

Hoje, a praça em frente ao portão é palco de todas as principais comemorações em Berlim e pode ser seu ponto de partida!

13 comentários:

Michael Ginobili disse...

Eu acho que poucas cidades do mundo tem uma tao rica historia como berlim, e sem duvida o Portal de Brandenburgo e o principal simbolo da capital da Bavaria.
Uma dia!
ja que vc vai pra berlim, nao deixe de visitar o Allinz Arena, dizem que é espetacular.

Margarida disse...

Lindas as suas fotos da Porta de Brandenburgo...
Estive em Berlim 4 dias no ano passado e gostei muito da cidade!É bastante diferente das outras grandes capitais europeias como Londres,Viena e Paris,mas é muito interessante e riquissíma em história...

bjs

Marcio Nel Cimatti disse...

Michael, já passei pelo Allianz é lindo mesmo!

Marcio Nel Cimatti disse...

Concordo Margarida!!

Amei a cidade e é diferente mesmo!

Abs!

Anônimo disse...

Adorei as fotos, Marcio.
Berlim é minha conta pendente...
Bjs
Carmen

Anônimo disse...

Oi Márcio,
Berlim é a cidade do mundo que mais conheço. Morei lá alguns anos (quando estudante)e volto lá sempre (a trabalho). Uma dica prá quem quer escapar do Brandenbruger Tor e adjacências e se aventurar no bairro "turco" de Berlim: pegue o metrô 1 (o Orient Express), direção Varschauer Strasse e desça na Estação Kottbusser Tor. Pegue a Adalbert Strasse e comece a experimentar e saborear os doces árabes e turcos nas padarias e confeitarias que encontrar pelo caminho, há restaurantes turcos bons e baratos também, se precisar de internet ou telefonar para o Brasil vá no Internet Café da esquina da Adalbert Strass com a Naunyn Strasse. Depois, volte um pouquinho e pegue a Oranien Strasse à esquerda, livrarias, bistrôs, pequenos bares, brechós e dê uma parada no bar da esquina com a Marianne Strasse, o "Bateau Ivre", isso mesmo, com o nome do poema famoso de Rimbaud. Tente uma mesa na calçada, peça um café e simplesmente olhe o movimento...é a maior felicidade!
Abs.
Ernani

Adriana disse...

belíssimas fotos!

Marcio Nel Cimatti disse...

Ernani,

Muito obrigado pela contribuição!!

Vai virar post!! Fique a vontade para participar ainda mais!

Abs!

Marcio Nel Cimatti disse...

Adriana e Carmem,

Obrigado pela visita!!!

Bjos!

Isa disse...

Amo o Portão de Brandenburg e suas fotos estão belíssimas. Parabéns. Não li todos os posts sobre Berlim, mas pelo título não vi nada que fizesse referencia à praca Gendarmenmarkt - que na minha opinião é um dos locais mais bonitos de Berlim. Se vc não foi lá, fica aí a dica para a próxima vez.

Abraco,

Isa - (Pousada Morro de São Paulo )

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Marcio,
Excelente seu blog!

Estivemos na Europa em março deste ano. Suas dicas e suas impressões sobre Berlin em muito nos ajudou em definir o que visitar.

Abraço,

Eduardo e Helena

Marcio Nel Cimatti disse...

Oi Eduardo e Helena,

O blog é pra isso mesmo!! Que bom que ajudou!

Se tiverem alguma dica para podermos ajudar mais viajantes é só me mandar que eu posto aqui!

Abs!

Marcio

Related Posts with Thumbnails