sábado, 30 de junho de 2007

San Sebastian - O paraíso dos Pintxos

Depois de ler no Viaje na Viagem sobre San Sebastian fui correndo conhecê-la. Me encantei com a baixa gastronomia da parte velha da cidade. Pensei qual seria o melhor jeito de contar essa experiência aqui no blog.

Navegando pelo blog dos amigos encontrei a solução. Já passei tanta, mas tanta vontande no blog dos Destemperados , do Diogo e do Diego, que resolvi dar o troco e escrever um e-mail contando sobre San Sebastian. Foi o que eu fiz e a dupla publicou o e-mail no blog.

Abaixo o post que foi publicado no blog deles.

O fotografo Marcio Nel Cimatti fez um tour por San Sebastián (a cidadezinha que só não tem mais estrelas atribuídas pelo Guia Michelin do que Paris) e vai nos contar aí o que achou, e quais as sugestões dele. Manda ver, meu fotógrafo!

Visitei recentemente San Sebastián, uma cidade no norte da Espanha, quase na fronteira com a França. Fiquei impressionado! Um lugar tão pequeno do País Basco, conhecida mundialmente tanto pela gastronomia, quanto pelas praias lindas - e que, ainda por cima, é vizinha de Biarritz.



Trata-se do paraíso das porções/petiscos. Vou explicar melhor e começar a detalhar minha indicação para vocês. Sugiro andar muito por "La Parte Vieja" e entrar em cada um daqueles barzinhos. Principalmente os que tiverem aquela abundância de pratos no balcão. Isso porque é justamente essa a galinha dos ovos de ouro! Lá são encontradas as tapas mais gostosas das Espanha (e que os locais chamam de Pintxos).



A variedade é absurda. Passa por frutos do mar, espetinhos de camarão, chegando nos bolinhos de caranguejo. Outra coisa que é muito comum lá também: as incalculáveis variedades de Jamón. São de deixar qualquer um alucinado. Ah, vale lembrar que um sanduba com o famoso Pata Negra sai por 4 euros.Bom, ainda tem tortas de batatas, azeitonas, queijos e de (prepare-se) cérebro de carneiro. Os preços variam de 1 a 3 euros por unidade e você vai pegando no balcão e no fim diz o que e quanto(s) pegou, paga, e tá tudo certo.

E bacana é que é de pé, facilitando o "de bar em bar". O negócio é tão sério que tem até guia com rotas para degustação desses Pintxos.

O ideal (se é que existe um momento ideal pra isso) é fazer um passeio-happy hour, pra aproveitar o clima do entardecer litorâneo.

Dessa vez, minha tarefa foi das mais agradáveis: fazer as imagens da cidade e dos bares com esse monte de coisas boas. Certamente um dos trabalhos mais apetitosos que já fiz!

14 comentários:

Susana Jas disse...

Marcio !

E' pecado aticar (com cedilha) a fome dos outros.. . hehehehehe
Fotos lindas, num colorido que da' vida. Parece que e' so' fincar o garfo e comer !
Boas andancas por esse continente , amigo fotografo !

Abraco,

Susana

DaniG. disse...

Menino desse jeito eu vou sair rolando (rs). Dica anotada, pra uma possivel viagem proxima. Fim de julho eu volto à ativa nas viagens !

Meu marido trouxe Pata Negra da Espanha outro dia !

Bjoooo

DaniG. disse...

Marcinho se vc quiser mesmo ganhar o prêmio, volta la e chuta MUITO mais alto, pq esse peso que vc colocou baby ja tinha a 8 semanas atras hahahahha

Anônimo disse...

Marcio, apetitosas fotografías.

Imposible seguir el régimen alimenticio, después de verlas. Camarero, una tapa!!!

Ate logo.
Carmen

Diogo disse...

Fui obrigado a vir aqui e comentar tbm.

Tá de parabéns velho! Demais mesmo...

Um grande abraço do teu fã, Diogo.

Anônimo disse...

márcio, realmente incrível esta dica e suas fotos retratam espetacularmente o lugar.

parabéns


beijos

Edelize disse...

Semana passada fui conhecer um restaurante espanhol famoso pelas tapas aqui em Sydney. Uma quantidade enorme, simplesmente deliciosos, mas estas tapas de San Sebastian me pareceram bem mais elaboradas e apetitosamente divinas!!!

Mari Campos disse...

Márcio, este post está com o mesmo efeito "engordativo" dos posts dos detemperados! Adorei! Fotos incríveis, para variar... rs

Anônimo disse...

Oi márcio,

só passei aqui pra dizer que amei as toas fotos e reportagem.

Muito bacana mesmo.

Um abraço,

Fábio

Anônimo disse...

Marcio, seu blog é muito legal, e estou numa fase, tipo assim, 1/2 viciado em blogs de viagem.

Pra facilitar a leitura juntei todos em http://viajor.blogplex.net.

Espero que goste.

Camila disse...

Jamón, pintxos. País Basco. Morri.

panelasdaz disse...

Chego em San Sebatian no início de setembro, depois de Bordeaux, viajamos de carro e adorei seus comentários. Espero poder fotografar com seus olhos, risos...as fotos são lindas. Adoro cozinhar e coloquei meu companheiro no fogão. obrigada pelas dicas. Quando voltar, envio comentários. Abraços Rose

Marcio Nel Cimatti disse...

Rose,

Mande as imagens sim! e conte como foi a comilança.

Bjo!

Alain Gouste disse...

é fantástica essa cidade... a gastronomia é das melhores do mundo... recomendo o "el fuego negro" um bar/rest desses típicos dos q mais gostei.
saudações,
Alain Gouste

Related Posts with Thumbnails