quinta-feira, 4 de junho de 2009

Berlim - Campo de concentração.

Estátua em homenagem as vítimas do holocausto.

Paredão de fuzilamento.
Dormitórios
Banheiro
" Dormitórios"



Talvez você esteja de férias e nem um pouco a fim de se chatear, mas preciso dar esta dica de “passeio”, porque foi uma das experiências mais emocionantes que tive na Alemanha.

Bem próximo à Berlim, há um memorial em um antigo campo de concentração. O Sachsenhausen foi um lugar de muito sofrimento. Passar por seus portões dá um nó na garganta.

O local foi campo de concentração no período do Nazismo e depois foi usado pelos soviéticos para o mesmo fim.

Há uma exposição que conta a história do local. Uma que me chamou atenção foi que a montagem de fotos de propaganda nazista, onde prisioneiros e guardas se divertem juntos. Tudo armado!

Depois é possível visitar alguns dos dormitórios, as salas das “clínicas” que eram usadas para os experimentos nazistas e por fim, os fornos onde os corpos eram queimados.
A visitação é gratuita e na entrada é possível alugar um “audio guide”
Mais informações nesse site!

Vá preparado...

18 comentários:

Allan Robert P. J. disse...

Valeu a dica.
Gosto de viajar e de fazer passeios que possam me "chatear" e refletir. Quando for a Berlin, esse é um passeio que não vou perder.

paulete miletta. disse...

olhar as fotos já dá um nó na garganta.

Marcio Nel Cimatti disse...

Allan,

Eu também gosto. Acho interessante esse tipo de passeio para conhecer de perto a história.

Abs!

Marcio Nel Cimatti disse...

Oi Paulete,

A intenção foi essa mesmo!!

Bjão!

Erika de Castro Neves disse...

Penino,
uma amiga minha tem uma história hilária de uma visita ao campo de concentração.
Vou pedir para ela narrar para você, ta?
beijos

Michael Ginobili disse...

Excelente dica Marcio!
Visitando o campo de concentração, nos sempre nos lembraremos do que somos capazes de fazer de ruim, uns contra os outros.
Gostaria que existissem mais memórias como este, para podermos lembra que o mundo é feito de diversidade.
E que todos nos temos direito de ser felizes da melhor forma que nos acharmos.
Respeitando o próximo, respeitaremos a nos mesmo.
Liberdade!!! Esta é a palavra que todos nos devemos GRITAR quando vermos um semelhante, ser maltratado por causa da sua cor ou religião.

Márcia disse...

Profundo..também quero conhecer! Lindas fotos.

Blog Vambora! disse...

Não sabia que dava para visitar um lugar desses tão perto de Berlim...Pelas fotos parece ser uma grande experiencia a se fazer por la.

Nádia Lamas disse...

Estive em Berlin e não sabia que havia um campo de concentração ali perto... meu namorado já esteve em Aushwitz e Treblinka, e disse que é muito chocante. Abs!

Marcio Nel Cimatti disse...

Oi Erika,

Estou esperando a história!!

Bjão!

Marcio Nel Cimatti disse...

Oi Michael,

Eu tbm acho importante a visita.

Fica mais claro como as coisas aconteceram e que tudo o que contam é verdade.

Abs!

Marcio Nel Cimatti disse...

Nádia,

Sem dúvida nenhuma é chocante. É até interessante marcar outras atrações bem divertidas depois dessa visita para não ficar deprê o resto do dia ou da viagem.

Bjo!

Tania Tavares disse...

Oi Marcio,

Que pena acabei de voltar de lá, mas só hoje lí no Estadão (Viagem) sobre o seu site.Visitei o Topografia do Terror, em Berlim.Agora só na próxima.
Estou gostando do seu site, Parabéns, abs Tania Tavares - SP

Marcio Nel Cimatti disse...

Obrigado Tania!

Bom que está gostando. Alguma dica nova de Berlin?


ABs!

Nanne disse...

Nossa, estou preparando um post exatamente sobre Sachsenhausen. Estive aí em agosto e a palavra que melhor define essa visita "nó na garganta".
Fui depois de ver o filme O menino do pijama listrado e fiquei ainda mais sensibilizada!
É incrível mas ao mesmo tempo dá um aperto no coração...

Manu Falcão disse...

Olá!
Acabei de descobrir teu blog, e no pouquinho que já vi estou adorando!
Parabéns pela iniciativa.
Bem, vendo fotos de Sachsenhausen me lembrei da minha experiência lá e todas as emoções que tive. O cenário era bem diferente: era auge do inverno. Assim que entrei começou a nevar, e pude começar a ter uma mínima idéia dos que milhares de pessoas passaram lá.
É um passeio "triste" mas, em minha opinião, deve ser feito.
Abraços!

Marcio Nel Cimatti disse...

Oi Manu,

Concordo contigo. É triste mas deve ser visitado e que a história seja lembrada para que não se repita.

Bjo e obrigado pela visita!

Marcio

blau jones disse...

quando estive em Berlin, pude visitar e me emocionei no Museu do Holocausto.
Blau Jones

Related Posts with Thumbnails