terça-feira, 26 de maio de 2009

Berlim - Memórias da II Guerra



Continuamos nosso post pelos locais que eram muito ativos na época. E para estar próximo ao centro do poder nazista, vá à rua Niederkirchnerstrasse. Um de seus quarteirões foi um dos mais importantes politicamente nos tempos de Hitler.
.
Todas as principais instituições políticas responsáveis pelo regime Social Nacionalista estavam localizadas neste local. A exposição “Topografia do terror” dá muitas informações sobre os prédios.
.
Um dos poucos edifícios próximos que não foi seriamente destruído nos bombardeios de 1944 e 1945, é o atual prédio do Ministério das Finanças. Na era nazista, este era o prédio do Ministério da Aeronáutica (Air Ministry), responsável pelo desenvolvimento e produção das aeronaves.
Ele fica na Wilhelmstraße e o painel com fotos dos manifestantes da grande greve de 1953 está no post de hoje. Este painel fica em frente ao edifício.
.
Outro local infelizmente muito ativo foi a sede do programa “T4”. Quando for ao Tiergarten pela avenida Tiergartenstraße, repare em um memorial no chão. Há uma placa que marca o lugar onde o programa de eutanásia de Hitler teve início.
.
O programa, conhecido como T4 começou eliminando pessoas com deficiência e “incuráveis” e o foi o grande teste para as formas de extermínio usadas nos campos de concentração. Tudo disfarçado como um programa de saúde e assistência social.

5 comentários:

Claudia Liechavicius disse...

Tenho acompanhado seus posts sobre Berlim, pois irei à Alemanha no próximo mês. Estou encantada com suas fotos. Já estou ate considerando fazer um curso de fotografia.
Parabens!!!!!
Claudia Liechavicius

Marcio Nel Cimatti disse...

Que bom que gostou Claudia!!

Se precisar de alguma indicação o dica é só falar!!

Bjo! e obrigado!

Simone - Pique-Pega disse...

Márcio, vc é meu gui da viagem,rs. Agora mesmo estava com o caderninho aqui anotando dicas de Antuérpia, vc nos ajudou com dicas ótimas da Grécia e vários outros lugares. Valeu, te devo um café :).
muito obrigada.

Unknown disse...

OLÁ MÁRCO!
QUANTO TEMPO NÃO É? SEU BLOG, ÓTIMO COMO SEMPRE.
VOU PEDIR-LHE UM FAVOR: O BLOG AMIGA DA MODA FOI INDICADO AO PRÊMIO TOP BLOG E EU GOSTARIA DE CONTAR COM SEU VOTO.
OBRIGADA E BEIJOS

Claudia Liechavicius disse...

Que gentileza. Muito obrigada. Mas, o blog já dá ótimas dicas.
Se precisar peço mesmo.
Claudia Liechavicius

Related Posts with Thumbnails