terça-feira, 10 de julho de 2007

O parisiense é mal humorado ?


Saiu na folha que Paris faz campanha para mudar a fama de mal humorada.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u310407.shtml
.
Nas duas últimas vezes que estive lá, em junho e no reveillon, usei alguns termos em francês daqueles que vem nos guias e não encontrei dificuldade.
.
O que você acha? Eles conseguem mudar essa fama? Você já foi mal tratado em Paris?
.
Conte aqui no A Janela Laranja a sua impressão dos parisienses.

29 comentários:

. fina flor . disse...

Bááááá, que blog mais chique! ´Mesmo que fosse para ser maltratada eu não deixaria de ir a Paris. Não conheço, por enquanto....

beijocas e boa semana

MM

Rodrigo Purisch disse...

Uns 15 anos atrás quando fui a Paris pela primeira vez, achei tudo muito difícil e mal humorado.

Agora, não tenho mais essa impressão. Eles tentam comunicar em Inglês e até ajudam o turista.

Mas por outro lado senti que a França sentindo a miscigenação, ou melhor, a da falta dela. Fiquei com uma sensação de que os imigrantes não estão absorvendo a cultura local.

Anônimo disse...

Rodrigo, lo mismo digo.
Tuve la misma experiencia que tú.

Hace unos años (bastantes) estuve un mes en París con una amiga, viviendo en la casa de otros amigos.
A los españoles nos trataban fatal. Siempre mirándonos por encima del hombro. En cierta medida lo entiendo tenemos fama (a veces merecida) de que hablamos gritando y somos maleducados. Pero, como en todos los lugares hay gente para todo.
Supongo que París ha cambiado mucho con el tiempo.
Ahora seguro que son muy amables.

Anônimo disse...

Disculpa Marcio, el anónimo anterior es mío. Se me olvidó poner el nombre. No me gustan los anónimos.
Carmen

Simone - Pique-Pega disse...

Marcio moro em PAris a mais de um ano, e diversas vezes tive vontade de sair e algum lugar chingando um francês. Claro que nao posso falar de todos. MAs mesmo falando francês, vejo que eles sao meio mal humorados mesmo. E a diferença pra mim é enorme se comparada com a Holanda, que acho as pessoas muiiito mais simpaticas,
beijos e tudo de bom!

Diogo disse...

Iiixi, já fui expulso de restaurante por demorar de mais pra pedir a conta, já fui barrado em boate por estar com camisa pra fora das calças, já fui expulso de táxi por não saber explicar direito pra onde eu ia, já fui quase que projetado lá de cima do Arco por estar tirando fotos demais, já tomei atraque da polícia por estar fazendo cooper de noite com a camisa do Brasil... tá bom assim?!

Mas confesso que facilita a abordagem em francês, no caso de precisar fazer alguma pergunta pra eles. Agora, mais arrogantes que eles só os argentinos, hehehe!

Abrasss

Mari Campos disse...

Olha, das 3 vezes que estive na cidade, sempre fui muitíssimo bem tratada. Nem tenho essas aventuras toooodas do Diogo pra contar...rs... Falo muito pouco francês, então me comunico geralmente em inglês, mesmo na rua, no metrô, nos restaurantes, e nunca tive problemas. Claro que, mesmo falando inglês, uso o francês para o início da conversa e o agradecimento, como procuro fazer em todos os países (até na Grécia e na Tailândia deu certo!). Mas é verdade que os mais velhos não gostam muito dos turistas, sobretudo latinos, que insistem em falar inglês. E, sim, Rodrigo, também concordo que o excesso de imigrantes não está de modo algum absorvendo a cultura local.

Marcio Nel Cimatti disse...

Diogo,

Vc me lembrou que fui barrado numa balada chic de Paris sem motivo algum. Olha que eu estava com um amigo que estava morando ha' 3 anos na cidade. Mas isso faz tempo.

Anônimo disse...

Depois das histórias do Diogo o que mais falar, estou rindo aqui sozinha!

Como trabalhei em empresa Francesa posso estar sendo influenciada, mas qdo estive em Paris também tive dificuldades com coisas basicas como perguntar o preço de alguma coisa, direções, briguei com um taxista que pegou uma nota a mais de dinheiro e disse que não iria devolver... era copa 98, aquela copa maldita, bem mas a dica da Mari foi aplicada e ajudou MUITO, falar alguma coisa na ligua local ajuda sim...
Bju

Flor de Sal disse...

Eu estive em Paris no Carnaval e fui muito bem tratada. Adorei apesar de achar ke os turistas são muiiiiiito explorados!!!!

Chris disse...

Eu nunca fui a Paris mas já ouvi de gente que foi que eles se suspreenderam porque não é nada disso. Eles foram muito bem tratados.
[]'s

Cheers! Fla disse...

Ola, a Claudia Beatriz postou sobre o seu blog uma vez e comecei a passar por aqui silenciosamente, mas resolvi comentar hoje.

Fui pra Paris e sempre me trataram muitissimo bem, adoravam qdo eu falava que era brasileira, principalmente os mais idosos. Tive um amigo parisiense tambem que nao era mal humorado.

Mas, acho que depende de quem vc encontra pela rua nao? Tem de tudo em todo o canto mesmo...

Desculpa o comentario longo assim logo de cara...

Kandy disse...

Eu ainda não tive o prazer (nem a oportunidade) de conhecer Paris ou qualquer outro lugar da França, então, não posso julgar. Conheço a fama que eles têm de mal-educados, mas acho que se deve em grande parte ao idioma: eles são nacionalistas, preservam a própria cultura a qualquer custo, não deixam que o francês absorva muitos estrangeirismos, o que pode lhes dar um ar de arrogância. E francês sempre foi a língua dos aristocratas, tidos como esnobes desde que o mundo é mundo. Todas essas referências culturais recaem sobre o país e, por conseqüência, sobre a capital dele. Talvez daí venha a fama...

Bis disse...

Varias vezes que fui à Paris, fui super bem tratada; claro, falo um pouco de francês, mas não sei se foi isso...Tanto em restaurantes como em museus, no trânsito, nunca tive problema algum.
Bis















bis

Anônimo disse...

Passei 5 dias lá e na verdade nao tive nenhuma má experiencia. Na rua fui bem tratada e sempre que precisei de informaçao eles foram muito prestativos.

Anônimo disse...

Também fizemos uma enquete parecida no nosso blog (http://blog.urbietorbi.com.br/2007/07/enfants-terribles.html). Antes de lançá-la rolou uma pesquisa de campo com gente que morava ou já tinha ido a Paris. A balança pesou a favor dos parisienses. Francamente, acredito que essa é mais uma daquelas famas infundadas, como a do Brasil deter o melhor futebol do mundo. Quem viu o desempenho da seleção Sub-20 contra o Equador no último sábado sabe do que estou falando (rs).

taderbal disse...

Pois é...
Fui muito bem tratada em Paris,mesmo pedindo informações em uma linguagem particular(só eu q entendia,rs),sempre fui atendida com bastante paciencia e amabilidade.Talvez tenha dado sorte,talvez não tenha entendido o mal humor parisience...

Anônimo disse...

pra falar a verdade, depende muito do lugar quevoc~e frequenta.. falo francês desde os meus 14 anos.. e posso dizer que os "velhos" são os mais arrogantes que eu já vi kkkkkkkk
eles (franceses)são sim um pouco mal humorado.. ainda mais se vc é um estrangeiro e chega falando em qualquer outra língua menos à francesa ele ficam "putos da vida"...
pra se dar melhor tenta dizer um...
merci: obrigado
de rien: de nada
s'il vous plaît: por favor
où se trouve: onde se encontra
savez-vous où je peux...: vc sabe onde eu posso




e por ai vai...
eu posso dizer apenas que adoro a França e o Japão isso é claro depois do meu Brasil ..kkkk

je vous dit au revoir

Anônimo disse...

É o seguinte:
Paris é apaixonante à primeira vista. Chegar a Paris foi uma das maiores emoções que já tive! Mas o povinho... é dose! Não deixem de conhecer Paris, apesar dos parisienses! Todos são malas? Não, longe disso. Mas os que são, SÃO! Passei nove dias lá em férias, e, apesar de apaixonado pela cidade (para a qual voltarei), bati no meu limite! Encontrei poucas pessoas simpáticas. Se puderem se vestir BEM (bem não é mais ou menos, nem visual de férias) e falar francês o tratamento melhora bastante.
E aproveitem Paris, vale muito a pena!

Marcio Nel Cimatti disse...

Legal Leandro, o bom desse nosso espaço é isso. Cada um escreve o que sentiu, o que passou, etc....

Abração!

Anônimo disse...

Ano que vem eu vou para frança com minha irmã será que seremos bem tratadas por lá?? rs..rs

Claudino disse...

Nunca fui à França, mas acho Paris espetacular. Tenho conversado com pessoas que visitaram Paris e todos teceram grandes elogios. Agora, coloque-se no lugar de uma pessoa que, passo a passo, depara-se com um turista pedindo informações. Você ficaria de bom humor??? Os franceses são extraordinários. Não os incomode e tudo bem!!!

m.rita disse...

Marcio, parabens pelo site...a cada foto que vejo percebo como vc é realmente bom! Fantasticas as suas fotos..belissimo..mt sensiveis!
Estou anotando td as sua dicas...Viajo agora, em Janeiro de 2009. Ia ficar 1 dia na Holando, mas dps que vi suas fotos estou pensando seriamente em ficar pelo menos mais 1 dia! já fiz reserva num hotel que vc indicou, parece ser uma gracinha!Obrigada pelas dicas!

Gente, realmente a França é linda, o mau da França são os franceses...Putss..ninguem merece!
beijos a todos.
Maria Rita

Marcio Nel Cimatti disse...

Maria Rita,

Como é gostoso saber que o trabalho está ajudando mais gente a viajar.

Não vai se arrepender de ficar mais um dia na Holanda. Depois passe aqui para contar. Bjão!!e boa viagem!

m.rita disse...

Ta jóia Marcio pode deixar que depois dou um pulinho ai em Sp, terra que amo... Para mostrar minhas simplórias fotos a um profissional! rs..

Valeu mesmo pelas dicas! Adorei seu blog!
Beijos,
Maria Rita

Unknown disse...

Estive em Paris em 2006 por 8 dias, e p/ não dizer que fui muito bem tratado, apenas na bilheteria do metrô uma funcionária foi grosseira ao me explicar como faria p/ ir a EuroDisney.
Eu me esforcei ao máximo p/ falar francês, e percebi que eles gostavam disso. Quando não dava mesmo, eu pedia desculpas e perguntava se podia falar inglês.
Agora uma dica... Passei outros 28 dias pelo interior da França e é SENSACIONAL!!! Rouen, Caen, Mont Saint Michel, Vale do Loire, Saint Emilion, Carcassone, Nice, Saint tropez, Mônaco, Grenoble, Dijon, Lyon, Strassbourg, Reims... Só alegria!!!

Anônimo disse...

EU , SIMPLESMENTE AMO PARIS!!!!!!!
REALMENTE ACONTECEM ¨INCIDENTES¨, MAS NADA QUE TIRE O BRILHO OFUSCANTE DESTA CIDADE LUZ!!!!
FUI COMPRAR CIGARROS, EM UNS DAQUELES ¨QUIOSQUES EM PONTA DE RUAS, BEM NO CENTRO DA CIDAE!!!! A SENHORA QUE ME ATENDEU , NÃO ME DEU IMPORTÂNCIA POIS O MEU FRANCÊS É MINIMO... SÓ DÁ MESMO PARA ME COMUNICAR ... MISTUREI O FRANCÊS COM O INGLÊS .... FOI HORRIVEL!!!
O BALCÂO ERA DE MADEIRA E ANTIGO , COM UM TRINCO.. QUANDO ME DEBRUCEI PARA LHE MOSTRAR QUAL A CARTEIRA DO CIGARRO QUE EU QUERIA, ELA DESTRAVOU E QUASE FUI AO CHÂO!!!
O MARIDO DELA VEIO CORRENDO , ME PEDIU DESCULPAS , ME DESCULPEI POR NÂO FALAR FRANCÊS E, FALEI?
: MADAME ME COMPRENDEZ VOUS? SÁ VA LA MERDE!!!! MAS NADA QUE TIRASSE O MEU BOM HUMOR!!! ANDEI DESCALÇA NO PALAIS DE VERSAILLES E POR TODA A AVENUE DES CHAMPS ELISÉE ETC... ME DIVERTI E ATÉ HOJE SORRIO MUITO DESTE EPISÓDIO!!!!
PARIS REALMENTE NO VERÃO TIRA OS PARISIENSES DO SÉRIO!!! BJUS E VALEU!!!

http://malusilva99.blogspot.com/ disse...

Eu li o comentario do Rodrigo e concordo com ele . Estive la a primeira vez em 1992 e sim eles eram mais antipaticos mas um amigo que morava la dizia que se fosse apresentadoa um frances em 5 minutos ele seria seu melhor amigo !
Agora retornei ja mais de uma vez nos anos 2000 e ja senti uma brutal diferença no humor deles ..estao sim mais solicitos .
E como disse tbem alguem ...Paris independe do frances , a cidade por si só se basta !!!!
Parabens pelo blog

Marcio Nel Cimatti disse...

Pois é Malú,

Esse post é muito polemico. Existem muitas opiniões sobre os parisienses e eu fico super feliz quando alguém passa por aqui e deixa novo comentário.

Valeu abração!

Related Posts with Thumbnails