sexta-feira, 17 de abril de 2009

Como usar o Metrô em NY

Agora vamos ver o tutorial que a Cinthia nos preparou para quem não sabe andar de metrô por NY. Agora não tem desculpa é colocar o mapa do metrô na mala e seguir para New York.

Partida Times Square – Destino American Museum of Natural History:


O ponto de partida é a estação da 42 St. - Times Square, indicada por uma estrela vermelha.

Ela é uma bolinha branca pois é um cruzamento de várias linhas (quando a bolinha é preta, significa que a estação não cruza com nenhuma outra linha).


Neste mapa não tem indicado (normalmente tem, fique tranqüilo), mas a estação da 42 St. tem as letras e números N.Q.R.S.W.1.2.3.7.

A estação de destino deve ter pelo menos uma letra ou um número igual e então o trem com a letra ou o número igual deve ser escolhido.

Para seguir até o Museu de História Natural, indicado pela estrela verde, há, portanto, duas boas opções:

(1) Escolha a linha vermelha sentido Uptown para parar na estação da 79 St. (tem o número 1 apenas, então o trem da partida deve ser o 1) e ande 2,5 quadras até o museu.

(2) Escolha a linha vermelha sentido Uptown para parar na estação 59 St. - Columbus Circle (tem as letras e números A.B.C.D.1, então o trem da partida deve ser o 1, que é o único que bate). Em seguida escolha a linha azul para parar na estação da 81 St. (tem as letras B.C, então o trem da partida, na 59 St., pode ser o B ou C) e chegue em frente ao museu.

Resumindo, o mais importante é se orientar quanto aos sentidos dos trens (Uptown, Downtown, East Side, West Side) e quanto aos números ou letras dos trens de partida se baseando no ponto de destino.

Por fim, vale dizer que há os trens locais e os trens expressos. Os trens expressos tem poucas paradas, como se pode ver o trem de número 4 e 5 da linha verde que parte da 42 St. – Grand Central e só para na 59 St. e depois só na 86 St. e assim em diante, pulando várias estações. O local é o mais comum e, como exemplo, seria o trem de número 6 da linha verde que, ao contrário dos trens de número 4 e 5, pára em todas as estações.

Juro que é mais fácil do que parece!!!

7 comentários:

Unknown disse...

Márcio, o blog está demais!! parabéns!! Tenho 2 irmãs indo para NY semana que vem; já encaminhei seu blog pras duas!!
BJs!

Claudio Martins disse...

Eu sempre que vou a NYC fico tenso em ter que pegar o metrô. Não ando muito, eu curto mais é andar a pé mesmo. NYC é linda.

Mas o metrô... pra mim, é muito complicado.

Não sei qual mais complicado, Paris ou NYC.

Talvez eu seja lesado mesmo...aheahehahe


Muito bom o blog. Adicionei na lista dos blogs que eu leio. Depois dá uma passada lá quando puder.

Se tiver dicas de Cuba, vou agradecer muito! Estou fazendo um planejamento colaborativo com opinião da galera do que eu e mais um amigo deveria visitar.

Grande abraço.


Claudio Martins
http://www.blogdoviajante.com

Luisa disse...

Oi Marcio
Ah, se eu tivesse essas informações antes... teria economizado um tempão tentando me achar naquele emaranhado de letras e numeros! :)
Mas vc tem razao, no começo assusta, mas é só pegar o jeito que descomplica tudo!
Bjs

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

Agora acho que vou desencruar o metrô de NY! :-) Abs!

Marcio Nel Cimatti disse...

Legal Marina, o blog é pra isso mesmo!

Bjão, boa viagem pra elas!

Marcio Nel Cimatti disse...

Claudio,

Já passei lá no blog! Show de bola!!

Linkei no ajanelalaranja.com

Ainda não conheço Cuba, vou ficar devendo!

Abração!

Marcio Nel Cimatti disse...

É Luisa, depois que acostuma fica ais tranquilo!

Bjo!!

Silvia,

Valeu pela visita!!!

Bjo

Related Posts with Thumbnails