quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Murano e seus vidros famosos.

Antes da série de imagens da produção de vidro em Murano, vale conhecer um pouco da história dos famosos vidros e seus criadores.

Desde o século X, quando a Itália se tornou um importante centro de comércio, os vidros de Murano começaram a ser objeto de desejo dos endinheirados da época.


Os mestres que dominavam a técnica ficavam confinados na ilha de Murano para que o conhecimento não fosse divulgado para outros países.

Hoje, o modo como o vidro é feito não é mais segredo. Para variar os Chineses já imitam muito bem o vidro de lá. Cuidado na hora de comprar, mesmo em Veneza há vidros chineses.

O famoso vidro é feito da seguinte maneira: O vidro é feito através da transformação da sílica, matéria-prima do vidro tirada da areia, em uma massa líquida. Para isso, usam o calor de fornos.
O trabalho é artesanal, os mestres ficam em contato com a matéria prima em altíssima temperatura e vão moldando num trabalho que pode durar dias e exige concentração e muito cuidado.

Esses mestres são de famílias venezianas tradicionais envolvidas na arte de soprar o vidro há séculos. Para adquirir o título de "mestre" o aprendiz leva uma vida de dedicação exclusiva à esse ofício.

Essas famílias até hoje residem e trabalham em Murano e disputam entre si quem faz o melhor e mais belo vidro da ilha.

Nos próximos posts, veja a sequência de imagens de uma demonstração feita para possíveis compradores dos vidros em fábrica na ilha de Murano.

A primeira sequência de imagens que irei postar é da produção de um pequeno vaso e o a segunda é um cavalinho.

3 comentários:

Anônimo disse...

BELISSIMA MATERIA MARCIO, JA ESTIVE EM VENEZA E PUDE ACOMPANAHRA UMA VEZ A PRODUÇÃO DESTE VIDROS, E O PROCESSO QUE ELES USAM É SHOW.
PARABENS CARA POR MAIS ESTA MATERIA SHOW!
SEU BLOG ESTA A CADA DIA MELHOR

Marcio Nel Cimatti disse...

Valeu Michael!

Abs!

Unknown disse...

Olá Mracio!
Ótimos posts sobre os cristais de murano.
Eu irei à Europa em Abril e pretendo admirar mais essas peças fabulosas. No ano que passou estive em Veneza e fotografei balões(aqueles de festas infantis),feitos em murano, aliás foi uma imagem totalmente diferente.

Related Posts with Thumbnails