quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Conheça o Begijnhof



Andando por Amsterdã não dá para saber que alguns prédios dos séculos XIV, XV e XVI tem uma área comum nos fundos. Muitos têm jardim, varal e até churrasqueira.

O acesso geralmente é privado e só dá para chegar nessa parte por dentro dos apartamentos.

Há uma área dessa que é uma pequena praça em que é possível e vale a pena ser visitada. O lugar chama-se Begijnhof e fica atrás dos prédios da praça Spui.

Essa área escondida no fundo dos prédios foi um convento no século XIV e ainda hoje tem 2 pequenas igrejas que mais parecem capelas funcionando ali. Uma delas presbiteriana muito disputada para casamentos com importantes obras de arte no seu interior.

Outra atração do lugar é a casa de madeira nº34 a mais antiga e ainda conservada da Holanda. A construção é de 1465.

O site para quem se interessar é http://www.begijnhofamsterdam.nl/index_engels.html_

18 comentários:

Anônimo disse...

Lugar extremamente recomendável, um recanto de paz, né? Uma vez, quando visitei com uma guia, ela contou que guias não podem mais entrar lá (opa?!). Ela escondeu o crachá dela de guia e pediu para nós (eu e uma amiga) fazermos pouco barulho. Isso porque as moradias são habitadas e os moradores estão meio de saco cheio dos turistas escandalosos... boas fotos, Márcio!
beijo,

Anônimo disse...

Que lugar delicioso...eu adoro descobrir esses cantinhos, mesmo em São Paulo.
Aliás, tem uma vila em Santana inspirada (vagamente) na arquitetura holandesa. Vou ver se tiro umas fotos neste final de semana.

Simone - Pique-Pega disse...

Eu fui, e ainda assiti parte de uma missa na igrejinha, muito lindo o lugar mesmo,
bjo

Anônimo disse...

UAU, Marcio, tou anotando suas dicas pra ver tudo ao vivo em dezembro.

Marcio Nel Cimatti disse...

Adriane,

Pode anotar mas vem com agasalho, tá!!

Emília,

Depois mostras as fotos prá nós!

Valeu Dani!!

Legal a igrejinha né Simone!

caçadordementes disse...

Nossa!!!! Que lugar maravilhoso.
Parabéns.
abraços

Diogo disse...

Nossa Marcinho, demais velho!!!

Incrível mesmo... Zoropa é foda né?! Cada canto tem muito mais tempo de história do que o Brasil. Hmpf, c'est la via...

Abração

Anônimo disse...

Não adianta,né MARCIO. Em termos de cultura e preservação,a EUROPA dá de dez a zero em qualquer outro continente. Isto que é conservação.
Abraço grande!

Edu Passarelli disse...

Poxa, este lugar eu não conheci. Mas tudo bem. É um bom motivo para voltar!!!

Mari Campos disse...

Marcio, eu adoro a Spui, a Dam e os canais, mas o Begijnhof é meu cantinho predileto em Amsterdã ;)

Anônimo disse...

Marcio,

eu adoro visitar o Begijnhof da Spui.

Sabe que eu descobri que esses lugares (que sao tipo de vilas com pátio interno) costumavam servir de abrigo para freiras, viúvas, etc. Esses tipos de lugares tem não só em Amsterdam, mas também ao longo de toda a Holanda e Bélgica.

Tem vários desses "hofjes" (que poderia ser considerado o nome genérico) no Jordaan, mas são menores e mais escondidos, e poucos poedm ser visitados. Um bem legal de se visitar é o que fica na rua Egelantiersstraat, do lado do restaurante Claes Claesz (literalmente uma portinha do lado do restaurante). Vale a pena

E muito legal essa dica.
Abraços

Marcio Nel Cimatti disse...

É isso mesmo Rodrigo. Já alguns pelo lado de fora, mas é tudo privado/particular e não dá para entrar.

Abs!!

Marcio

Anônimo disse...

Uau Marcio !
Sabes quando que estive no Begijnhof ? Em 1969 .. e continua
igualzinho :)
Fui conduzida a esse pátio por uns brasileiros que encontrei na rua e que se tornaram grandes amigos ( fizemos ate uma viagem juntos para Punta uns anos depois )

Janaína Pimentel disse...

Poxa, que legal.. quero ver!
Moro num prrédio antigo em Amsterdam, mas a área atrás é de acesso apenas de quem mora no térreo, acho.
Abraços

Anônimo disse...

Uau... Qando fui a Amsterdã, eu entrevi estes "hofs" de algumas janelas da rua. Fiquei super curiosa. Dica anotada para quando voltar aí.

Chris disse...

Amsterdã deve ser um lugar lindo! Está na minha lista de lugares para conhecer um dia. :-)

Anônimo disse...

Lugar realmente lindo! Eu conferi e vale a pena a visita!

Isa disse...

Estive a cerca de um mes em Amsterdã pela primeira vez, pena que só um final de semana, mas já deu para ter uma impressão legal da cidade. É muito bonita mesma. Sempre soube dos canais, mas nao sabia que eram tantos (acho que li em uma revista no hotel em que fiquei que sao maisde 2.000 pontes!!!). E o Begijnhof é muito bonito mesmo, é um oásis de sossego.

Parabéns pelo blog.

Isa (Pousada Morro de São Paulo )

Related Posts with Thumbnails