segunda-feira, 2 de abril de 2007

Saideira na fábrica da Guinness






Para encerrar bem minha passagem por de Dublin, deixei o post da fábrica da Guinness para o final.

A dica para quem vai fazer essa visita é comprar a entrada pelo site http://www.guinness-storehouse.com . Assim você evitará as filas e ainda pagará 10% menos do que lá na porta.

A visita é feita no prédio construído em 1904. Nele era feito, até 1998, toda a parte de fermentação presente no processo da cerveja. Em 2000, foi aberto ao público e rapidamente se tornou uma concorrida atração turistica de Dublin.

O tour começa no térreo onde o visitante vê a loja que vende de tudo da marca e aprende como são comprados e tratados os 4 principais ingredientes.

Algumas curiosidades dessa parte do passeio:
Os 8 milhões de litros de água usados diariamente na fabricação da cerveja vem das montanhas Wicklow, perto de Dublin. As 100 mil toneladas de ceveda usadas na fabricação são escolhidas antes da compra, garantindo assim que a melhor seja usada.

A Guinness considera Arthur Guinness, o primeiro mestre cervejeiro, como o quinto elemento na fabricação da cerveja e faz homenagens a ele pela cervejaria.

No primeiro andar é possivel acompanhar cada processo na fabricação da cerveja pelos computadores e telas distribuídos por lá. No segundo andar fica a história das propagandas da cerveja. Interessante ver as latas e rótulos antigos. No terceiro andar existem computadores explicando sobre os efeitos da bebida, o famoso "beba com moderação". No quarto andar você conhece um pouco mais da história do prédio onde está.

No quinto andar é onde fica o restaurante da cervejaria, aproveite para almoçar ou jantar por lá.

No cardápio você encontra comida típica irlandesa com alguns pratos que usam a cerveja. O atendimento e a comida são bons. Não deixe de provar o pão preto feito com a cerveja.
Claro que é possível tomar todas as variações da Guinness. Experiemente as mais difíceis de encontrar, como a Brew 39 e a Foreign Extra Stout.

Depois de conhecer todos os ingredientes, os processos e a história da cerveja é hora de tomar a saideira no último andar do prédio, onde fica o Gravity Bar.
Num dos lugares mais altos de Dublin, o bar tem vista panorâmica onde é possível ter uma vista de 360 graus da cidade.

Thanks Arthur e um brinde!!!

9 comentários:

Rodrigo Purisch disse...

Marcio,

Não sou um grande bebedor de cervas, mas ia gostar muito desse passeio.

Essa tal de Foreign Extra Stout deve ser forte mesmo. Stout já é amarga por natureza..Na medida certa é muito gostosa, mas Extra? Será?

Bailandesa disse...

Hummm Márcio, que delicioso. Amo a Guiness - apesar de todas as irresitíveos e inevitáveis calorias, hehe-. Belas fotos e ótimas dicas.
beijo

Anônimo disse...

Eu seria capaz de ir a Dublin apenas para visitar a fábrica da Guinness... Minha cerveja favorita, das poucas de que eu gosto de verdade...

Anônimo disse...

Uma coisa que ainda não entendi bem é a razão daquela bolinha de plástico branco dentro da lata. No rótulo diz que é para filtrar, mas pra quê? Será que é tão necesária assim?

Anônimo disse...

Arthur, uma vez um amigo meu, grande apreciador de cervejas, especialmente a Guinness, me disse que essa bolinha servia para que se conseguisse uma espuma o mais semelhante possível à da cerveja tirada na hora... Não sei se é isso mesmo, mas já é um ponto de partida para se investigar!

Diego disse...

Olha Márcio, eu não sou tão fã assim de cerveja, mas lendo teu post fiquei morrendo de vontade de ir agorinha lá e tomar uma porção delas. Muito show.
Abraço
Diego

Marcio Nel Cimatti disse...

Arthur, respondendo sobre a bolinha que vem dentro das latas da Guinness.

Ele é responsável pela carga de gás nitrogênio. Cuja finalidade é gerar uma espuma cremosa e consistente.
Assim a medida que o copo vai enchendo, vc percebe quele efeito na cor escura da cerveja. Com uma cor de café com leite. Que depois vai subindo. Subindo e se concentrando no colarinho.

Anônimo disse...

Faz sentido, realmente a espuma fica bem mais fina do que numa lata normal, tks!

[tabita] disse...

quem não puder ir até a guiness pode pelo menos experimentar a mais nova extra stout que acaba de estrear em sp: http://www.fotolog.com/extrastout/
ska forte e encorpado!
ahaha.
=)

Related Posts with Thumbnails