quinta-feira, 28 de junho de 2007

Golpe em Paris!


A cidade é linda, mas o aviso é sério!

Existem golpes que vem sendo usados para levar a carteira de turistas deslumbrados em Paris.

Decidi postar aqui no blog depois de ouvir a mesma história algumas vezes e presenciar uma delas. Desse modo, quem está com viagem marcada fica mais esperto e não permite que uma coisa chata como essa estrague a viagem.

O golpe é simples, mas no momento que acontece ninguém percebe.

Um malandro deixa o bilhete do metrô ou cartão de banco cair bem na saída da escada rolante e abaixa para pegar causando aquele tumulto. As pessoas ficam se espremendo porque a escada não pára e o malandro está travando a saída. Ao mesmo momento um amigo e também malandro puxa a carteira do turista que está tentando entender o que está acontecendo.

Muitas vezes a carteira está no bolso da calça. Ah, não pense que precisa ser no bolso de trás não. Em dois dos casos os turistas estavam com a carteira no bolso da frente por já terem sido avisados que havia o perigo dos batedores de carteira.

O mesmo golpe também é aplicado na entrada do vagão do metrô. Nesse caso, o bilhete "cai" bem na porta que o turista está tentando entrar e o malandro se apóia na perna do turista para pegar o bilhete/cartão e leva a carteira em segundos. Desse modo ainda sai do vagão antes da porta fechar. O turista só percebe o golpe uma ou duas estações depois.

16 comentários:

Kandy disse...

Olá, Márcio! Eu vim agradecer seu gentil comentário no meu blog e me deparei com o quê? Fotos lindíssimas de um fotógrafo profissional! Eu adoro fotografia e gostei muito de todas as que vi aqui, mas a deste post especialmente. Parabéns pelo olhar privilegiado! Vou visitar sua Janela Laranja mais vezes, posso? Prazer em conhecê-lo!

AC disse...

Hahah! A Kandy por aqui!
Também adorei as fotos todas, desse e de outros blogs seus.
Agora, por favor, entre em contato com os malandros parisienses e peça pra eles virem fazer um workshop no Rio. Certamente, o Viva Rio financiaria um programa de redução de danos de assaltados. Ou A Arte do Furto, coisas assim. Daria até tese na USP.
É delicioso morar num país onde BATEM carteiras! Aqui eles BATEM em vc até matar e nem levam a carteira.

AC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone - Pique-Pega disse...

Eh França nao é um pais tranquilo como muitos pensam, uma amiga teve o apartamento invadido e roubaram varias coisas a pouco. JA fiquei sabendo de casos de estupros em bairros que tinha fama de ser seguros.
Eh sempre bom tomar cuidado,
beijos e tudo de bom

Marcio Nel Cimatti disse...

AC, concordo que não há comparação, mas é bom avisar porque ficar sem carteira acaba com uns 2 dias de viagem e nessa vai muito dinheiro.

Só de ter que ligar para cancelar os cartões já é muito chato. Ficar sem cartão de crédito e sem dinheiro pior ainda.

Sinome a coisa tá feia mesmo!

Kandy, prazer é meu! Seu blog é bem legal!!

Abrs!

Ana disse...

pois eh, marcio... cada vez mais dificil a gente se abestalhar em paz com as coisas lindas do mundo, ne? um olho no gato, outro na sardinha.
ah, o obvio: amei as fotos! :)

Edu Feijó disse...

Fala Marcio,
O frio da Nova Zelandia e um charme a mais neste pais de lindas paisagens.
Parabens pelas fotos e pela materia de Dublin!
Abs,
Eduardo Feijo

Diogo disse...

marcinho, outra dica importante:

aquelas placas nos metrôs que avisam "cuidado com a carteira" é um prato cheio pros pickpokets, porque inconscientemente, quando olhamos pras placas, botamos a mão no bolso e, ao mesmo tempo "avisamos" pra eles onde escondemos a grana...

Assim como, aquelas máquinas de refri e chocolate tbm são um prato cheio, pois assim que compramos, ao devolver a carteira no bolso, tbm já entregamos o ouro pro bandido dizendo "guardo ela aqui, ó"...

é um alerta!

Anônimo disse...

Um destino delicioso, e que foto linda, adorei.

Chato essas histórias, mas em todo lugar tem malandro bolando algum golpe novo. Tem que ficar esperto e não deixar estragar a viagem. Bjs.

Rodrigo Purisch disse...

Quanto a quesito carteira acho que Praga ganha. É só entrar no metrô lotado para começarem a te apalpar procurando a carteira. Leva a carteira, mas não apalpa não!

Anônimo disse...

Oi Marcio, valeu a dica para evitar furtos. Não é só no RJ (se bem que no Rio eles metem a arma na sua cabeça e levam o que querem, foi-se o tempo dos batedores)...

Nádia Lamas disse...

Oi, Marcio!
O que não falta em Paris é golpe... tem o golpe do anel, uns amigos meus quase caíram no "golpe da jaqueta", em que um cara "deu" pra eles jaquetas de couro novíssimas e depois pediu dinheiro... tem que ficar ligado. Bjs!

Fuxicos de Viagens disse...

Eu e meu marido também fomos vítimas do golpe da aliança, perto de Notre Dame, na beira do Sena. Uma cigana nos abordou, perguntando se era nossa a aliança que estava no chão. E começou a enrolar. Eu desconfiei justamente por ser cigana, e como no Brasil a gente fica em alerta, sobre as mesmas. Saímos rápido de perto dela e não a vímos mais. Quando a gente disse que não era nossa ela ofereceu de presente. Não sei qual era a intenção. Mais alguns amigos já foram também abordados, por ciganas ou rapaz bem vestido, Cuidado é Golpe;

Marcio Nel Cimatti disse...

Haymar e Nádia,

Obrigado pela contribuição. Assim mais gente chega a Paris avisados dessas coisas chatas dessa cidade linda!

Abs!

Isa disse...

Mesmo em países que sao tidos como seguros, é sempre bom ficar atento em locais que tem muito turista. Moro em Berlim e aqui é a mesma coisa, quer dizer, a gente sempre é aconselhado a ter mais atencao em pontos turísticos ou locais com grande aglomeracao de pessoas. Nao é que ninguém vai chegar com uma arma e te ameacar, a maioria dos casos sao batedores de carteira. Mas é claro que nao é nada agradável estar em outro país e ter seus pertences, dinheiro roubado.

Isa - (Pousada Morro de São Paulo )

Unknown disse...

Estive em Paris com meu marido e fomos abordados várias vezes com o golpe do anel; jovens, mulheres, homens, velhos...todos golpistas. Fui ameaçada por uma, que aos gritos fazia gestos de que iria cortar meu pescoço, porque alertei a uma turista desavisada. encarei-a, mas fiquei com medo de ser atacada por outros,que estavam à distancia. Felizmente,estava num local bastante movimentado e ela sumiu na multidão. Sou carioca e não sairia do Rio para cair em situações tão familiares,logo em Paris, né? Mas todo cuidado é pouco e amei a cidade-luz.

Related Posts with Thumbnails