sexta-feira, 6 de março de 2009

Imola - Autódromo Enzo e Dino Ferrari



Ainda no Norte da Itália, como gosto de fórmula 1, não poderia deixar de conhecer a pequena cidade de Imola. Mais precisamente o Autódromo Enzo e Dino Ferrari, onde é disputado o Grande Prêmio de San Marino.

A cidade de Imola fica a 40kms de Bolonha e a 80kms de Maranello. É, você já deve ter se lembrado. Foi nesse circuito que na corrida de maio de 1994 Ayrton Senna morreu.

Andei ao lado do circuito com o carro num dia bem tranquilo. Procurei a famosa curva Tamburello que está reformada. Acabei encontrando a entrada das arquibancadas da reta principal. Parei o carro e fui dar uma olhada. O portão estava aberto e a emoção foi se aflorando, afinal não é sempre que é possível passear por um lugar tão especial.

Para aumentar ainda mais essa emoção, chego em uma das arquibancadas e dou de cara com um pôster do Ayrton acenando ou dando Adeus. É a tribuna Ayrton Senna, uma das homenagens a ele.

Nessa hora, pensei que seria legal fotografar o lugar do acidente e principalmente as homenagens ao Senna que foi um exemplo de brasileiro pro mundo.


Peguei o carro novamente e depois de algumas voltas acabei estacionando numa rua bem calma pertinho da reta do circuito, peguei a câmera e caminhei ao lado das grades do autódromo. Não há indicação de onde ficam as homenagens, mas entrei num pequeno parque até encontrar o muro onde o acidente aconteceu.

Não dá para negar que rolou aquele nó na garganta. Eu acompanho a fórmula 1 há muitos anos e o Senna me enchia de orgulho nas manhãs de domingo.

No muro, até hoje existem homenagens ao tri-campeão. Alguns bilhetes, uma bandeira do Brasil pintada com diversas assinaturas, uma placa em que está escrito algo assim " Aqueles que acreditam na força de Deus, correrão e nunca se cansarão" que é uma homenagem da Comune de Imola.







Logo ao lado, a maior homenagem, a estátua. Nesse momento passou o filme do dia em que ele se foi na minha cabeça e deu para lembrar direitinho da cena retratada na estátua.

Conheça a estátua pelas diversas imagens do post e relembre um pouco das vitórias deste grande esportista.

19 comentários:

DO disse...

Impossivel não sentir a emoção,Marcio.

abraços!!

viajarenlouquece disse...

Não tenho nem como imaginar a emoção que vc sentiu là.. se so de ver as fotos e ler sua narrativa, é tocante.. estar là.. cara à cara e relembrar os quase 15 anos atràs é inexplicàvel..

=)

http://travelandtrips.wordpress.com/

Cheers! Fla disse...

Oi Marcio, td bem?

Nossa, me arrepiei inteira em ler esse post, me lembro desse dia como se tivesse sido ontem. Que emocao estar ali naquele local e me surpreendi que existem tantas homenagens a ele sabia? Nao esperava.

abracos!

Anônimo disse...

muito bacana amigo, se pider mandar as fotos em alta agradeço de coração um abraço leoolima@hotmail.com , e AYRTON PARA SEMPRE!!

Anônimo disse...

A Curva Tamburello agora chama-se RETA DO SENNA !!! Afff...

Pedro Dini disse...

Eu to arrepiado

michael Ginobili disse...

Poxa Marcio, desta vez você me fez chorar cara.
Vendo estas fotos, fiquei todo arrepiado e me lembrei daquele que foi o pior domingo que tive em minha vida.
Lembro-me como se fosse hoje do momento em que o carro do Senna, batendo naquele muro e levando o maior ídolo que o nosso pais já teve.
Mas o pior mesmo aconteceu as 16hrs da tarde, quando assistindo o programa Domingão do Faustão, ali naquele momento eu recebi a noticia que o meu grande ídolo tinha morrido.

michael Ginobili disse...

Parabéns por mais esta excelente matéria e as fotos como sempre ficarão fantásticas.
Voce é o cara marcio!!!
Abs.

Gianni Falco disse...

Belíssima homenagem a este gênio do esporte mundial, que sempre fez e fará falta em todas as nossas vidas.

Will disse...

Olá! Vi teu comentario no blog do fabio seixas e resolvi olhar. É de encher os olhos dagua.
Mas depois q a merda ta feita, nao adianta fazer monumentos. Se tivessem arrumado a curva qdo o Berger encheu o muro, o Senna nao tinha morrido... q tristeza.

Lindas fotos, impossivel nao se emocionar.

Abração.

Will Rauber

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

Post lindo, criativo e original! Bjs!

Diogo Pretto disse...

Deve ser uma sensação muito única passear por Ímola. Não sei se teria tanta frieza...


E do piloto australiano que morreu nos treinos livres de sexta (dois dias antes da morte de Senna), tem alguma homenagem?

Abraço e parabéns pelo post!

KINHA disse...

Olá Márcio!
Simplesmente fantástico.Não esqueça:No dia 30 de Março, estarei embarcando em um cruzeiro Santos/Veneza) no navio “Splendour of the Sea”. Visitarei 3 continentes, 8 países e mais de 20 cidades.
Farei postagens diárias e com fotos, e espero a sua companhia nesta grande viagem. Desde já espero sua visita.
http://amigadamoda.blogspot.com

Carol Wieser disse...

É, foi realmente uma perda muito triste. Infelizmente esse esporte oferece muitos riscos... Mas a homenagem é importante, enfim, Senna foi um grande piloto.

Abs,

Cal Moreira disse...

Gostei do blog! Apareça lá no meu, Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida) e depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira

Anônimo disse...

vc é muito corajoso... Imagino o que sentiu... se fosse comigo, jamais voltaria naquele lugar. Só se fosse para destruí-lo. Senna não precisava dessas homenagens não naquele lugar. Para que uma estátua dele ali? Aquele Autódromo tirou Senna de todos nós. A minha dor não passou. Foi como se fosse ontém. Desculpe-me, mas acho que ele foi assassinado ali. Acho que todos nós brasileiros tinhamos que cobrar dos comissários da F1 justiça para com ele e outros que se acidentaram ali e nada foi feito. Mesmo assim admiro sua coragem,Parabéns. Vc é um grande homem. Abraços.

Simone Bueno disse...

Eu era uma criança de 7 anos de idade,que mesmo não entendendo quase nada sobre corridas,ficava ali só pra ver o meu ídolo,Exemplo,Orgulho nosso Eterno Ayrton Senna ♥

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Richard Xavier disse...

Encontrei seu blog pois moro em Genebra na Suiça a 11 anos e estou indo visitar o autodromo de Imola em abril, já contactei a administração por email que propoem serviços onde você pode dar 2 voltas na pista, dentro de uma mini van. Obrigado por compartilhar esse relato, sem sombra de dúvidas que pra mim, fã do Ayrton Senna será como você mencionou um filme na minha cabeça...

Related Posts with Thumbnails