segunda-feira, 8 de junho de 2009

Berlim - Memorial da Guerra Soviética











Em Berlim, há 3 memoriais dedicados a soldados soviéticos que venceram os nazistas na segunda guerra.

Um deles é o Memorial da Guerra Soviética (Soviet War Memorial) localizado no Tiergarten, que relembra os 80.000 soldados soviéticos que morreram durante a batalha de Berlim.

Além de apenas um memorial, este é o local onde estão enterrados 2.500 soldados soviéticos que lutaram contra os nazistas na segunda guerra.

O mármore utilizado na construção foi retirado de alguns edifícios importantes para Hitler como a sua chancelaria, o centro do poder nazista.

Na frente do memorial estão dois tanques de guerra que supostamente foram os dois primeiros do Exército Vermelho a entrar em Berlim e vencer o exército nazista.

Quando a cidade estava dividida entre aliados e soviéticos, o monumento ficou no lado dos aliados e mesmo durante a guerra fria, soldados soviéticos guardavam o monumento.

4 comentários:

Anônimo disse...

Marcio, o nome é esse mesmo (pergunta que vc fez no Facebook). E os dois primeiros tanques a entrar em Berlim talvez tenham sido destruídos... Os que estão no monumento podem ser seus "substitutos". Igual à foto dos soldados americanos levantando a bandeira em Iwo Jima: foi uma encenação, APÓS a tomada da ilha, e nela, aparecem alguns soldados que nem participaram da batalha. Consta, inclusive, que a primeira bandeira americana a ser fincada na vitória da batalha foi guardada por um general, que não queria vê-la nas mãos de um político qualquer.. O mesmo na tomada de Berlim: o soldado foi ao alto do Reichstag semi-destruído hastear a bandeira soviética, e depois teve que fazer tudo de novo, pois o cameraman ainda não tinha chegado.

disse...

Vim aqui parar por ser uma apaixonada de fotografia. Parabéns pelo blog!!! Um abraço de Portugal

Marcio Nel Cimatti disse...

Valeu Arthur!!

Obrigado por solucionar minhas dúvidas!

Abração!

Marcio Nel Cimatti disse...

Té,

Seja a casa é nossa!!!

Um abração de Sampa-Brasil!

Related Posts with Thumbnails