segunda-feira, 31 de maio de 2010

Conheça e participe do Wikiminas

O governo de Minas Gerais está investindo nas mídias sociais para impulsionar a atividade turística no estado. A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais- SETUR desenvolveu duas ferramentas bastante inovadoras que podem e devem ser seguidas pelos demais governos.

O Wikiminas (www.wikiminas.com.br) é um espaço para conhecer novos destinos, planejar e organizar sua viagem, possibilitando a busca de informações e troca de experiências sobre roteiros turísticos.

O turista pode colocar informações sobre algum local em Minas Gerais que tenha visitado, como hotéis, restaurantes ou atrativos culturais. A credibilidade e qualidade das informações são garantidas pelos próprios colaboradores e por pessoas que validam o conteúdo. No Wikiminas é possível navegar tanto pelos destinos como pelos perfis de turista.

A outra iniciativa parece brincadeira de programa humorístico, mas é bem bacana. O Tourist Analizator (www.touristanalizator.com.br) classifica o visitante em cinco tipos: Zen, Boêmio, Rural, Antenado e Aventureiro.

O mais interessante é a maneira de traçar o perfil sem utilizar questionários, analisando para isso informações e comportamentos de seu Twitter. São examinados os últimos 100 twetts , levando em consideração certas palavras-chave, a cor de fundo da página, dentre outros aspectos. Um perfil no Twitter que apresente várias vezes as palavras ‘noite’, ‘cerveja’, ‘agito’, ‘buteco’ pode ser entendido como um turista Boêmio, por exemplo. Já se as palavras-chave forem ‘meditação’, ‘relaxar’, ‘vegetariano’, ‘incenso’ e a cor de fundo verde claro, o turista está mais próximo de ser Zen. Após a análise, ele recebe em formato de animação o perfil que mais combina com suas características.

O usuário pode também convidar seus amigos do Twitter para participar da brincadeira e conhece outros perfis iguais, o que favorece a interação.

Vale a pena conhecer a iniciativa. Quem sabe você não encontra seu próximo destino!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails