terça-feira, 1 de maio de 2007

Dica de Amsterdã venha para o Dia da Rainha





A balada foi tão boa que demorei para atualizar o blog!


No dia da Rainha (Koninginnedag), comemora-se, adivinhem o quê? O aniversário da Rainha! A comemoração começou com a mãe da atual rainha Beatrix.

A rainha Juliana fazia aniversário no dia 30 de abril e sua filha, segundo "fontes oficiais", manteve as comemorações neste dia em homenagem à mãe. Há uma segunda versão, que diz que como a Rainha Beatrix faz aniversário em janeiro, no meio do inverno quando o número de turista diminui e todos querem ficar em casa, a data foi mantida na primavera em abril!

A Rainha mandou bem! Este ano o dia estava lindo, com céu azul, sol e gente de biquini nos barcos.

Bom, para quem sobreviveu à balada da noite anterior, o dia começa com um mega mercado das pulgas pelas ruas e canais de Amsterdã. Dá para comprar de tudo por aqui. Por preços simbólicos, dá para comprar roupas, sapatos, LPs, mesas, antiguidades.....

Por volta das 2h da tarde, os barcos tomam conta dos canais. Todos de laranja, cantando, dançando e bebendo ao som dos DJs nos barcos. Pela Janela Laranja deu para ver até barco com banda ao vivo!

Tudo isso, acontecendo ao mesmo tempo dos shows nas praças e principais ruas. Os painéis instalados na cidade avisavam que não cabia mais ninguém na Museumplein e na Leidesenplein.

Com o dia escurecendo às 22:00 a balada parecia não acabar, mas o número de barcos já era menor.

A diferença com o nosso carnaval é que aqui não tem 4ª feira de cinzas e hoje pela manhã, mesmo de ressaca, todo mundo tinha que trabalhar!

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Marcio,
Tô adorando seu blog, as imagens estão lindas! recebi seu e-mail e logo estarei entrando em contato com vc, ok?
Sucesso!
Marcia
www.brasileirosnaholanda.com

Marcio Nel Cimatti disse...

Obrigado Marcia!

Espero seu contato.

Bjo!

Simone - Pique-Pega disse...

Queria ter ido, queriia ter ido, queria ter ido!
Esse seu post ainda deu mais vontade, deixa pro ano que vem né, é o jeito,
beijos e tudo de bom

Anônimo disse...

Eu estava por acaso lá nesse dia. Saltei em Endhoven vindo de Roma e sem saber na estaçào de trem, vi uma multidão Laranja saltando dos trens. Pensei que era Futebol, mas a arena estava vazia. A galera ia pra rua mesmo. Pegeui o trem pra Amsterdam e qdo cheguei na Central outra multidão laranja. Muito legal.Depois vim a saber que era a Festa da Rainha. Se Amsterdan normalmente já é muito doida, imagine nesse dia. Foi uma experiencia pra não esquecer.

javier disse...

Adorei o articulo, gostei muito do dia da rainha, nao conhecia, tenho que ir nas minhas proxmas ferias.
obrigado.

Marcio Nel Cimatti disse...

Javier,

Você vai gostar. A festa é linda.

Abraço!

Marcio

Related Posts with Thumbnails