quarta-feira, 30 de abril de 2008

Oslo - National Theatre



Andando pelo centro de Oslo, você vai se deparar com o National Theatre. O maior teatro da Noruega é um dos mais importantes da Europa. Construído em 1899 o teatro fica entre o palácio real e o Storting (o parlamento norueguês).

Desde que abriu suas portas o teatro nacional tornou-se referência em artes dramáticas na Noruega e ao uso da língua norueguesa nos espetáculos.

Se tiver oportunidade vá a um espetáculo e conheça o imponente teatro!

sábado, 26 de abril de 2008

Oslo - Instituto Nobel




O post de hoje é sobre o Instituto Nobel.
O instituto fica num belo casarão próximo ao palácio real, construído em 1867.
O principal objetivo do instituto é selecionar o ganhador do prêmio Nobel da paz e organizar os eventos anuais do Nobel em Oslo.
A fim servir como um centro do conhecimento relacionado à paz em geral, o instituto possui uma biblioteca 181.000 volumes. A biblioteca é aberta ao público e tem uma bela sala de leitura.
Hoje, o instituto tem também seu próprio departamento da pesquisa que organiza os projetos relacionados à paz.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Oslo - Museu FRAM






O museu FRAM em Oslo é outro que merece sua visita. Ele conta a história dos primeiros exploradores polares.
O que mais chama atenção é o imenso navio de 1892, feito especialmente para a exploração dos Pólos.
É possível entrar no navio, ler explicações sobre as expedições e conhecer os equipamentos usados para vencer o frio e o gelo.

http://www.fram.museum.no/en/

Consulte no site os horários de funcionamento no site.

Frammuseet
Bygdøynesveien 360
286 Oslo
Tel: 23 28 29 50
Fax: 23 28 29 51

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Oslo - Museu Viking










Os Vikings são uma parte importante da história da Escandinávia. Por volta dos anos 800 a 1050, os escandinávos fizeram várias expedições para conquista de territórios e riqueza. Os Vikings da Noruega chegaram a lugares como Irlanda, Inglaterra, Escócia e França.

Os navios utilizados eram muito sofisticados e 4 deles podem ser vistos no Museu Viking em Oslo. Os navios, e algumas peças que foram encontradas com eles, foram escavados a partir de 1867. Eles foram utilizados como jazigos para pessoas influentes e poderosas. Muitos artefatos eram enterrados também, pois se acreditava que o morto precisaria deles depois. Isto incluía comidas e escravos, em alguns casos.

O que me chamou mais atenção foi o Oseberg, com 22 metros de comprimento e 5 metros de largura.

Site: http://www.khm.uio.no/english/viking_ship_museum/
Horário de funcionamento: de 01 de outubro a 30 de abril: 10am – 04pm
De 01 de maio a 30 de setembro: 09am – 06pm
Endereço: Huk Aveny 35, Bygdøy peninsula, Oslo

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Conheça o Norsk Folkemuseum





Uma das boas opções é visitar alguns dos muitos museus de Oslo. O Norsk Folkemuseum é um museu bem diferente onde a maioria das atrações é ao ar livre.

Este museu é interessante para se conhecer mais da história e da cultura da Noruega. Além do típico vilarejo construído ao ar livre, as exposições mostram vários artefatos que permitem conhecer um pouco mais do país e seus habitantes.

Há cerca de 150 prédios no vilarejo, alguns datando do século 13.É possível ver dentro das casas do vilarejo (pelas janelas!) e as principais atrações incluem a igreja do século 13, bancos, correio, entre outras.

No verão há apresentações culturais como o de danças folclóricas.

O museu fica em Bygdøy , onde há vários outros museus. Programe seu dia para as visitas.

Site: http://www.norskfolkemuseum.no/
Horário de funcionamento: de 15 de setembro a 14 de maio: 9am - 6pm
De 15 de maio a 14 de setembro: 9am - 8pm.
Endereço: Museumsveien 10, Bygdøy peninsula, Oslo

terça-feira, 15 de abril de 2008

Desembarcando na Noruega!






Não contente com o frio de Amsterdã, no mês passado fui conhecer a Noruega. Mesmo com o frio valeu a pena. Vocês vão ver nos próximos posts que conheci Oslo, mas deixei os fiords para próxima visita porque a época não era a apropriada. Acabei trocando Bergen por uma cidadezinha chamada Lillehammer muito simpática.

Logo na chegada, veja se sua programação de viagem está certa e confira se não esqueceu de nada no centro de informações turísticas. Fica em frente à estação central e é moderno e bem completo. As primeiras imagens da série são da neve em Oslo.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Paris - As 3 dicas da Suzana


A Suzana, uma amiga que acompanha o Blog desde o começo postou essas dicas de Paris lá no comentário do Post sobre Paris. Achei as dicas interessantes e fiz esse novo post para que todos tenham acesso. Valeu Suzana!! Obrigado!

1. esqueça ônibus, táxi e até mesmo metrô: o centro de Paris é muito pequeno e vale, se tiver tempo, fazê-lo a pé, curtindo a cidade, descobrindo ruas e cantinhos....eu e meu marido passamos 8 dias "batendo perna" por lá e foi o máximo (só andamos de ônibus 2 vezes).

2. para quem gosta de arquitetura e cultura árabe, conhecer o Instituto do Mundo Árabe, que tem um lindíssimo projeto arquitetônico e de quebra pode ver alguma exposição bacana: nós vimos uma feira do Qatar, muito legal.

3. fazer compras na rue de montorgueil, onde tem muitos pequenos mercados, padarias, restaurantes...lá compra-se de alface a ervas mediterrâneas, passando por pães e chocolates caríssimos - mas tem para todos os bolsos. Paris é inesquecível!!!!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Enquete!


Um momento de descontração.

Você acredita que cachorros e donos se parecem?

quarta-feira, 9 de abril de 2008

O melhor milkshake de Amsterdã



Considero o milkshake de chocolate do Vennington, na Prinsenstraat 2, o melhor de Amsterdã.

É um bar simples, com cheiro de fritura, mas o shake é demais!!!

Os donos batem o pé e falam que os melhores são os de fruta. Para tentar me convencer, chegaram a mostrar as matérias dos jornais holandeses que destacam os shakes de fruta da casa. Tudo bem, mas eu não concordo e não troco o de chocolate por nenhum outro.

Vamos fazer assim, a próxima vez que estiver em Amsterdã passe lá e prove os dois. Depois disso passe aqui no ajanelalaranja.com e nos conte o que achou.

Guia Destemperados Serra Gaúcha’08


Antes de falar do melhor milkshake de Amsterdã, não posso deixar de comentar do novo guia dos guris do Destemperados. Dessa vez, a dupla dá dicas de lugares que devem ser conhecidos na Serra Gaúcha. Não perca! Veja no site, onde você pode pegar seu guia gratuito.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Amsterdam Red Light District

Red Light District

Um blog que fala sobre viagem, feito em Amsterdã, não poderia deixar de falar sobre o Red Light District.

Logo que você chega no bairro é fácil entender porque o Red Light é o mais comentado e mais visitado da cidade.

Bem no coração da cidade você encontra de tudo ao andar por alí, o museu da maconha, o museu do sexo, uma igreja muito antiga, sexshops, bares, muitos turistas, traficantes e muito mais.

Tudo isso vivendo em relativa harmonia.

A parte que mais chama a atenção e também a mais famosa são as vitrines em que prostitutas oferecem seus serviços. São mulheres de todo o lugar do mundo e de todo o jeito que atendem os clientes ali mesmo atrás da vitrine.

Se você ainda não conhece a Red Light. Não demore! A prefeitura de Amsterdã tem se esforçado para acabar com essa atração turística.

O argumento da prefeitura é que a prostituição, embora legal no país, atrai atividades ilegais, entre as quais o tráfico das drogas pesadas e outros crimes.

Como é proibido fotografar as mulheres, veja esse vídeo para conhecer um pouco da famosa Red Light.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Viagem & Turismo de abril


A Cris Capuano, editora da Viagem & Turismo me pediu algumas dicas de viagem para Amsterdã em junho. Eu respondi e ela gentilmente citou o blog lá na coluna dela.
Confira na edição de abril, que tem a capa de New York.

Valeu Cris!!!!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Heineken Experience em reforma


Um post rápido para informar quem está vindo para Amsterdã e tem a Heineken Experience no roteiro. A visita à antiga fábrica está fechada para reforma até o verão. Não tem a data certa para reabertura no site.

Não fique triste, é possível tomar ótimas cervejas pela cidade e, se der sorte, encontrar essa charrete da foto e imaginar a entrega da Heineken há muito tempo atrás.
Veja o link da postagem sobre esse passeio - Heineken Experience

Related Posts with Thumbnails