




A partir de hoje aqui no A Janela Laranja vamos conhecer um pouco do pequeno e charmoso vizinho, Luxemburgo. Ou o nome do país traduzido ao pé da letra é “O Grão-Ducado de Luxemburgo”.
Vamos direto à maior e mais importante cidade – Luxembourg. Cidade é cosmopolita, recebe gente de todos os cantos, está no centro da Europa, abriga grande número de bancos e órgãos da Comunidade Européia.
Andando por suas ruas é fácil notar na mistura de arquitetura moderna com paredões da idade média. Outra coisa diferente é que numa cidade de 76.000 habitantes você não consegue saber qual a língua oficial se não ler antes ou perguntar por lá. É fácil ouvir o Luxemburguês, Francês, Alemão e até Português devido ao grande número de portugueses que migraram para o país. Mas tirando o português, as outras 3 línguas que eu citei são consideradas oficiais.
Devido à sua posição estratégica, Luxembourg foi, do século XVI até 1867 quando suas paredes foram desmontadas, um dos locais mais protegidos/fortificados da Europa. O que restou das fortificações é agora Patrimônio da Humanidade da Unesco. Os paredões foram reforçados repetidamente e passaram nas mãos de alguns importantes “donos”. Até sua demolição parcial, os paredões eram um exemplo de arquitetura militar que durou diversos séculos.
Andar pelas passarelas sobre nesses paredões é a primeira dica para quem vai para Luxembourg City.
Ah, não esqueça de carregar a bateria da câmera e levar cartão extra porque é tudo muito bonito, bem cuidado e diferente.