sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vale do Loire - Amboise e o Castelo






Por fora o castelo deve ser apreciado por vários ângulos. A construção é belíssima.
Internamente, a visita ao interior do castelo não vale muito a pena.
Aproveite o tempo para dar uma volta nas ruazinhas próximas ou então para visitar o museu de Leonardo da Vinci.

Da Vinci morou em Amboise por três anos, continuando a produzir suas obras e inventos.

A Clos Lucé é a casa onde morava e hoje abriga um museu com cerca de 40 de suas invenções. A construção também é muito bonita.
Vale conferir.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vale do Loire - Amboise




Voltando a nossa série do Vale do Loire, chegamos à Amboise e vamos de Fotoblog!

Amboise é uma simpática cidade, mas sem muitas atrações.

Vale passar por ela para avistar o exterior de seu bonito castelo, às margens do rio. Atravesse a ponte para ter uma visão melhor do que restou desta imponente construção.

Entre julho e agosto há um espetáculo noturno, com teatro, música e show de luzes.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ajanelalaranja na Veja.com

O post sobre as ciclovias e uso da bicicleta foi comentado na Veja.com

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blog Action Day - Exija ciclovia!

Clique na imagem!


O Blog Action Day é um evento anual da blogsfera que reúne blogs do mundo todo para uma causa. Este ano o tema é Mudanças Climáticas. O grande objetivo é chamar a atenção para temas de relevância mundial e ampliar a discussão.

Resolvi postar sobre a falta de ciclovias e políticas favoráveis ao uso da bicicleta como transporte em São Paulo. Aqui a maioria dos carros leva apenas uma pessoa, o transporte público é ineficiente e há pouco incentivo para transportes alternativos como a bicicleta. Como consequência, mais CO2.

Quero aproveitar o exemplo de Amsterdã, onde morei por 2 anos. Lá a bicicleta é unânime e tem a preferência no trânsito. Amsterdã, uma cidade muito menor que São Paulo, tem 400km de ciclovia, enquanto aqui temos menos de 40km.

Além disto, em Amsterdã há investimentos sérios da prefeitura para estimular o uso da bicicleta. Aí estão mais ciclovias, regras de trânsito onde a bike tem preferência, estacionamentos, ligação com o transporte público, etc, etc...

O interessante é que um estudo revela que quanto maior o número de ciclistas no trânsito, mais seguro, pois os motoristas de carros prestam mais atenção ao realizar suas manobras.
Aqui há iniciativas como os bicicletários em metrôs, algumas ONGs que lutam para aumentar o uso, empresas com estacionamento de bicicleta e vestiário... todos tentando mudar este cenário.
Vamos fazer nossa parte. Divulge no seu blog, use menos carro, cobre quem você elegeu.
Para ilustrar o post, veja pessoas que optaram pela caminhada ou adotaram a bicicleta como transporte em Amsterdã.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Vale do Loire - Castelo Chaumont Sur Loire



Ao pegar a estrada às margens do Rio Loire, no sentido de Blois para Amboise, já se avista um imponente castelo com uma vila a seus pés.

Construído para ser um dos fortes de proteção a Blois o Castelo Chaumont Sur Loire, é uma ótima parada entre estas duas cidades.

Sua arquitetura é impecável e o castelo já foi destruído por Loius XI. Sua reconstrução terminou em 1510 e depois de passar por muitos donos, incluindo Catherine de Médicis, hoje é um museu público.

As visitas ao interior do Castelo custam 15 euros e tem horários diferentes durante o ano, geralmente abrindo às 10hs.

Uma das maiores atrações contudo, não é seu interior, mas o Festival de Jardins que acontece anualmente. Este ano, a edição vai até 18 de outubro. São vários jardins montados por diferentes profissionais, para mostrar novos talentos e tendências.

Mesmo se só estiver de passagem pela estrada, vale desviar e conferir este castelo.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Vale do Loire Castelo de Blois


Vamos direto a maior atração de Blois. O castelo da cidade.

O castelo de Blois tem 2 fachadas completamente diferentes. Veja pelas imagens que parecem dois lugares distintos, mas um é de um lado e outro do outro.

A frente é feita em tijolo encarnado. Aí se encontra a entrada principal do castelo. O estilo é o gótico, mas com elementos Renascentistas. Repare na estátua eqüestre de Luiz XII, esculpida na própria fachada.

A parte dos “fundos” conhecida como a ala de Francisco I é voltada para o centro da cidade.

Repare que a construção é muito diferente. Nesta ala a arquitetura tem influência italiana. Ao centro fica a escadaria em espiral, coberta por finas esculturas e com vista para o pátio central.

Related Posts with Thumbnails